A utilização das mídias sociais da AS Roma, time de futebol italiano, para encontrar crianças desaparecidas continua reverberando. O clube foi premiado com a Melhor Campanha de Responsabilidade Social, durante o Social Football Summit, realizado dia 21 de novembro, na própria Cidade Eterna.
Ao mesmo tempo, a Roma também participava da noite de gala da ONG inglesa Missing People, parceira do clube na empreitada. O evento contou com um leilão para angariar fundos para a entidade e um ingresso VIP Hospitality para uma partida no Estádio Olímpico foi arrematado por £ 7.000. Nada mal.
A CAMPANHA
Durante a janela de transferências no início da temporada 2019-2020, a Roma utilizou a massiva repercussão dos anúncios de novos jogadores para também lembrar de centenas de crianças desaparecidas na Itália, Reino Unido, Estados Unidos e ouros países. Ao todo, foram 72 vídeos, cobrindo a contratação de 10 jogadores diferentes.
O resultado foi expressivo. Mais de 100 crianças foram lembradas, atingindo mais de 10 milhões de visualizações. Ao longo da campanha, cinco crianças exibidas nas redes sociais da Roma foram encontradas e reunidas aos familiares – duas quenianas, duas inglesas e uma belga.
Essa matéria da BBC África conta mais detalhes (em inglês).