De olho no cross-selling, rede de cafeterias Panera Bread lançou esta semana em suas lojas um programa de assinatura de café. Sim, café ilimitado pagando uma assinatura mensal.
Por (módicos) U$ 9,00 por mês, os clientes que fazem parte do programa de fidelidade MyPanera poderão consumir café (quente ou gelado) e chá à vontade em qualquer loja da rede, uma oferta interessante para quem toma mais de 4 cafés no mês, considerando que a unidade nas lojas custa U$ 2,20.
Segundo a empresa, nos testes realizados em 150 lojas, foi percebido que os clientes consumiram café uma vez a cada dois ou três dias e muitos deles também compraram algum alimento durante a visita, onde a empresa espera gerar a receita incremental.
Os cafés também podem ser pedidos antecipadamente via app para serem retirados na loja ou entregues por serviço de delivery.
A curiosa discussão é o quanto a vantagem financeira poderá levar os consumidores a aumentar o consumo do produto e, eventualmente, gerar um desequilíbrio entre a receita incremental gerada pela venda de alimentos e a quantidade de cafeína per capita.
O que você acha? Assinaria o serviço? E isto te faria tomar (muito) mais café que o que consome atualmente?