Dia triste para o cinema. Foi confirmada a morte do ator Max Von Sydow, aos 90 anos. A informação foi divulgada pela família dele, mas a causa da morte ainda não foi revelada.
Ele jogou xadrez com a Morte, ajudou a Resistência e guiou Brandon Stark até o trono de ferro.
Considerado um dos melhores atores de sua geração, Max von Sydow é uma lenda. Como poucos intérpretes de seu tempo, o ator franco-sueco conseguiu a façanha de transitar bem entre o circuito alternativo e ainda se tornar uma estrela da cultura pop nos últimos anos de vida.
Entre as aparições mais recentes, estão a participação especial em Star Wars – O Despertar da Força (2015), e no importantíssimo papel do Corvo de Três Olhos em Game of Thrones.
Entre seus trabalhos mais conhecidos, o traço de uma presença marcante, austera e sombria, como em suas personagens de O Exorcista (1973) de William Friedkin, Minority Report (2002) de Steven Spielberg, Conan, O Bárbaro (1982), O Escafandro e a Borboleta (2007) de Julian Schnabel, e até o vilão no clássico cult Flash Gordon (1980). Vale lembrar que Sydow foi indicado ao Oscar duas vezes, por Pelle, o conquistador (1987) e Tão forte e tão perto (2011).
Para os amantes do cinema em todo o mundo, o ator sempre foi fortemente associado ao icônico cineasta Ingmar Bergman e seu universo fantástico.
O astro apareceu em mais de 100 filmes e séries, e ganhou destaque por interpretar personagens inesquecíveis em 11 filmes de Bergman, como O Sétimo Selo (1957), no qual viveu um cavaleiro que joga xadrez contra a Morte, e A Hora do Lobo (1968), em que interpreta um artista perturbado.
Relembre aqui algumas cenas com o ator: