A forma como tratamos pessoas em estados mais vulneráveis - incluindo os migrantes que buscam uma vida melhor – define nosso caráter como nação. Foi pensando nisso que Tom Kiefer criou a série fotográfica “El Sueño Americano” – O sonho americano.
O projeto traz um olhar crítico e emocionante sobre como os EUA e o mundo tratam os migrantes e imigrantes e como eles são um reflexo de quem somos e de quem queremos ser.
Mostrando o tratamento desumano que essas pessoas se deparam, Kiefer organizou e fotografou cuidadosamente objetos pessoais de migrantes e requerentes de asilo confiscados nas instalações da Patrulha de Fronteira dos EUA.
Os objetos foram considerados “potencialmente letais” ou “não essenciais” entre uma variedade de pertences cruciais para o sustento, higiene, proteção, conforto, e força emocional. Kiefer encontrou esses itens no lixo enquanto trabalhava como zelador em uma estação de Alfândega e Proteção de Fronteiras no Arizona, de 2003 a 2014.
Ao obter permissão para doar itens alimentares descartados para uma despensa local, Kiefer notou itens profundamente pessoais descartados todos os dias: cartas, roupas, rosários, bíblias, brinquedos, medicamentos e produtos de higiene pessoal.
Movido pelas histórias não contadas que esses objetos incorporam, Kiefer os celebra em fotografias resgatando e preservando traços de jornadas humanas interrompidas.
Veja mais fotos aqui no perfil do Instagram dele.