A Money.co.uk lançou um novo estudo analisando os diferentes atributos estéticos das moedas (que chamamos de moeda mas são notas) em uma escala global – até mesmo analisando as referências Pantone para cada uma delas. Os resultados exibem certos padrões no uso da cor, a aparência de diferentes pessoas ou animais famosos e propõe o que seria um padrão de aparência de uma moeda global.
Para decidir qual cor específica é representativa de cada país, o estudo analisou a nota mais popular em circulação ou, quando necessário, optou-se pelo valor mais próximo ao equivalente a 20 libras – daí o motivo pelo qual a libra esterlina é representada como um roxo violeta. Uma nota na cor violeta, no entanto, compõe apenas 10% das notas em escala global. O mais popular, com 23%, é uma variação do verde, usada principalmente no dólar americano, coroa sueca e peso uruguaio. Isso é seguido por amarelo (18%), cinza (17%), azul (14%) e vermelho, laranja e marrom, todos com menos de dez%.
Ao analisar a frequência dos números apresentados nas notas, o estudo observou como “as ocupações variam muito, dependendo da moeda e do valor da nota em que aparecem”, explica. Em sua pesquisa de 1.383 notas que apresentavam uma pessoa, 547 eram figuras políticas, 320 da realeza e 153 escritores. “Talvez sem surpresa, a rainha Elizabeth II é a figura mais popular nas notas, tendo apresentado 45 desenhos de notas diferentes em 11 países”, diz o estudo, apontando também como apenas 7% das notas mostravam mulheres. “De fato, apenas Jersey, Reino Unido e Dinamarca têm um perfil de gênero equilibrado ou favorecido por mulheres, com todas as outras moedas apresentando predominantemente homens.”
Depois de figuras reconhecíveis, são os animais predominantemente vistos, sendo os pássaros os mais populares a aparecer nas notas. Também são especificamente as águias que são os animais mais populares, com 41 moedas em todo o mundo. O visual comum final das notas analisadas são edifícios, que variam de castelos como os mais populares, mas também apresentam igrejas, museus e mesquitas.
Cada um desses fatores levou o estudo a propor os possíveis visuais que apareceriam em uma “nota global”, apresentando denominadores comuns, como uma paleta de cores verde e uma águia. “Pergunte a qualquer um e eles provavelmente podem lhe dizer qual é a cor de uma nota de 20 libras ou qual a imagem do famoso monarca na parte de trás, mas quando, na última vez em que, na verdade, eles viram uma nota de banco em detalhes? Podemos lidar com uma ampla variedade de moedas diferentes ao longo de nossas vidas, mas nunca paramos para observar os aspectos mais refinados do design ”, conclui Salman Hiqqi, da Money.co.uk, sobre o projeto.