Antes da fotografia, eram poucas as vezes que podíamos imaginar como eram as personalidades famosas do passado – na melhor das hipóteses, restavam apenas pinturas, ossos, moedas e estátuas esculpidas. Apesar dos esforços dos artistas, essas pinturas raramente podiam transmitir o nível adequado de realismo e, quanto mais voltarmos à antiguidade, pior vai ficando o realismo.
Bas Uterwijk, um fotógrafo de Amsterdã, usou sua experiência em CGI, animação e efeitos especiais para nos dar retratos realistas de personalidades famosas de épocas passadas.
Ele começou seu trabalho em 2019, depois que um experimento com uma fotografia de Billy the Kid deu resultados positivos. Billy the Kid foi um famoso fora da lei americano durante o Velho Oeste e retratado várias vezes no cinema.
Em seguida Uterwijk tentou fazer um retrato de Napoleão. “…Os resultados não foram ruins, mas estão longe de serem perfeitos…” – explicou o artista. Alguns meses depois, ele tentou novamente fazer um novo retrato, e tudo deu certo.
“…Acho que o rosto humano não mudou muito em milhares de anos. Com exceção de maquiagem e penteados, as pessoas que viveram no passado se pareciam muito conosco, mas estamos acostumados a vê-los em imagens estilizadas…”.
Para criar o retrato, Uterwijk usa uma mistura de redes neurais contraditórias generativas, sua experiência em computação gráfica e efeitos especiais. Ele usa o programa Artbreeder, que é treinado para compreender milhares de fotografias de pessoas reais. Em seu trabalho, a Inteligência Artificial ainda têm o maior controle possível sobre a imagem, mas observa: “…A rede neural ainda funciona muito mal com ilustrações, iluminação e penteados clássicos em comparação com imagens reais de humanos. Portanto, preciso refinar os retratos no Photoshop e em outros programas…”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Linda mesmo. Mas eu sou mais o David do Michelangelo ;)
Pô, a modelo da estátua da liberdade é linda. Nunca mais vou olhar pra estátua do mesmo jeito :)