160 milhões – e cada voto conta

Um pouco da mobilização de 160 milhões de pessoas – em um país onde o voto não é obrigatório.
160 milhões - e cada voto conta 160 milhões - e cada voto conta

Enquanto o US ainda deve contar cada voto até o final do ano, é estimado que um recorde de 160 milhões de americanos votaram na eleição presidencial de 2020, apesar da pandemia da Covid-19 continuar se espalhando por todo o país.

Eleitores de todo o país conversaram com a galera da Vox sobre suas motivações para votar nesta eleição de alto risco, apesar dos desafios: espera em longas filas, navegando por desinformação nas redes sociais e suas decisões de votar antecipadamente ou votar no dia da eleição, para enviar ou entregar suas cédulas.

160 milhões - e cada voto conta

De acordo com o WAPO, os números de eleitores desde quando se conta na Eleição Presidencial para USA impressionam, levando em consideração do total de eleitores válidos por cada ano:

Nas primeiras eleições, com menos de 60 milhões de pessoas no país, e somente para poucos selecionados (de acordo com gênero, status e assim por diante) com o direito de votar, o país atingiu o percentual de 65%. Agora, em 2020, com mais de 330 milhões de pessoas, o país já destaca o ano com novo status de uma eleição histórica.

Pessoas de todas idades, crenças e sonhos foram nas urnas, muitas delas aprenderam este ano como funciona o sistema eleitoral. E, seja qual for a causa da necessidade de votar, as opções do modo de votação pesaram neste ano, colocando até a USPS (os “Correios” de lá) como decisivos no final de tudo – carregando nos ombros os antecipados mais de 100 milhões de votos.

Mesmo com um sistema antigo e precisando muito de atualização, o US ainda se mostra resiliente, capaz e forte para lidar com a política local, com ou sem pandemia. As pessoas do país agora tem o poder do conhecimento para decidir como serão os próximos anos, ou se decidem continuar tudo como sempre.

Seja como for no futuro, existe agora uma verdade que foi muito bem citada nos últimos dias – diversos países já conhecem – mas entra para a história do US: Cada voto conta.

Add a comment

Deixe um comentário