Quer conhecer mais sobre jogos de realidade alternativa?

Night Mind é um canal de youtube que nos ajuda a encontrar cada peça de uma dessas histórias espalhadas na internet contando cada detalhe, até o ponto final.
Quer conhecer mais sobre jogos de realidade alternativa? Quer conhecer mais sobre jogos de realidade alternativa?

Existem muitas formas interessantes de contar histórias que ganham fãs organicamente na internet, graças às oportunidades transmídia únicas que ela oferece. (Quando digo “transmídia”, quero dizer a noção de narrativa que vai além de uma plataforma ou formato. Assim, por exemplo, uma série do YouTube que é acompanhada pela conta de um personagem no Twitter, um blog suplementar do Medium ou outros projetos paralelos de mídia social, tudo isso impulsiona a história e expande o universo ficcional de maneiras diferentes.)

Um dos mais interessantes são conhecidos como jogos de realidade alternativa, ou ARGs (Alternate Reality Games). Essas são histórias transmídia que requerem uma boa dose de atenção e resolução de quebra-cabeças, e a maioria delas é tão extensa que requer uma comunidade inteira de participantes ativos para juntar as pistas e compreender completamente todas as partes móveis intrincadas. 

Nota, existe até um vídeo game que pode entregar um pouco desta experiência, chamado de Hypnospace:

É aqui que a curadoria se torna tão vital. Muitos ARGs e universos fictícios compartilhados estão espalhados por dezenas de vídeos ou mais, sem mencionar várias contas de mídia social, às vezes difíceis de localizar ou ocultas, sites e outras ramificações e becos sem saída. Não seria possível assistir alguns ou mesmo a maioria deles, mesmo com todo o tempo do mundo, e um Google Doc aberto para fazer anotações. É aqui que entra o canal Night Mind do YouTube, fornecendo guias de campo completos para ficção de internet de realidade alternativa serializada, em grande parte, mas não exclusivamente, confinada aos gêneros de terror e ficção científica.

O host Nick Nocturne oferece um resumo e análise enquanto conduz os espectadores por essas histórias surreais e multifacetadas de alto conceito, e ele claramente fez pesquisas o suficiente para rastrear quase todos os fios pendentes e segredos ocultos para dar a você uma sensação real de ter ouvido a saga completa, e levantar até a última pedra narrativa. Ele também é uma espécie de revisor, fazendo recomendações e destacando conteúdo estranho, de outro mundo ou de nicho para um público maior.

Aqui estão alguns destaques do Night Mind

Daisy Brown: Raising Monsters, Reading Secrets, & Teaching Makeup: Esta série contínua, e extremamente estranha diz respeito a uma jovem chamada Daisy Brown, que parece estar cuidando de algum tipo de bebê monstruoso conhecido como “Alan”. (O bebê é claramente uma marionete, mas estamos falando de uma série caseira do YouTube aqui, então vá em frente.) Ao longo do que, em grande parte parecem ser vlogs amadores, uma história mais profunda e perturbadora – sobre uma jovem isolada e abusada que busca consolo imaginando um mundo mais fantasioso – começa a surgir. Honestamente, não seria possível seguir a história completa de Daisy Brown sem os comentários de Night Mind; ele encontra informações escondidas nas legendas e no fundo dos vídeos que são essenciais para entender tudo o que está acontecendo.

Dad’s On YouTube: An ARG for the Modern Father: A série “Dad” no YouTube apresenta um estereótipo clássico do pai americano no estilo sitcom, junto com sua esposa e filha, mas algumas coisas sobre ele e seu mundo simplesmente não estão certas. É quase como se papai e sua família estivessem presos em algum tipo de simulação, seguindo os movimentos da Família e da Vida no Lar sem realmente entendê-los ou apreciá-los em nada além do nível superficial. Essa sensação é ampliada por episódios posteriores que exploram o que acontece quando papai realmente parece deixar sua “casa” e se aventurar fora, ou quando fala de seus sonhos de se tornar um importante YouTuber. Mais uma vez, Night Mind prova ser um guia indispensável para o estranho mundo em constante mudança de papai, incluindo o conteúdo bônus do Twitter e outras plataformas que lançam luz sobre a mitologia mais profunda e as questões colocadas pela série.

São algumas das várias histórias que pode encontrar por lá, e completamente gratuito – em inglês. Ao menos até alguém se aventurar na língua pt-br para lançar algumas histórias interessantes.

Vale conhecer o projeto e dar o play!

Add a comment

Deixe um comentário