Imagine que alguém postou um tuíte que você gostou tanto que se dispõe a comprá-lo. Parece complicado. Como comprar um tuíte, postado na conta de outra pessoa?
Mas comprar e vender tuíte agora é algo real, graças ao blockchain.
Na plataforma chamada Valuables, os usuários podem marcar qualquer tuíte que pertença a eles, criando um “token não fungível”, ou NFT, que no blockchain é traduzido como único e com quantidade limitada. O tuíte, então, passa a integrar uma lista na plataforma Ethereum, que garante que ele é o autor do tuíte e tem sua propriedade.
Ao Instalar o plugin de navegador Metamask, o autor pode então aceitar ofertas de qualquer pessoa que queira comprar o tuíte. Se o comprador e o vendedor concordarem com o preço, a NFT é transferida para seu novo proprietário. Qualquer pessoa pode solicitar a compra de um tuíte, mesmo que ainda não tenha sido enviado ao Valuables.
O mercado de compra e venda de tuítes registrou nos dois primeiros meses deste ano movimento de mais de 270 mil dólares, aumento de 64% desde dezembro de 2020. Um bom exemplo é o do empresário e bilionário Mark Cuban que arrecadou cerca de US$ 1.000 com a venda deste tuíte: