Vamos lá! Vamos ver como funcionam os tais comandos para fazer arte com I.A. A primeira vez que a gente usa desses apps que geram imagens através de um comando de texto (como o ‘DALL-E 2’ e o ‘Midjourney’), costuma ser assim:
Você pensa em alguma coisa maluca e escreve: “um gato dirigindo uma moto”.
E vem isso:
Divertido. Gostei. Mas tá muito cartoon, eu queria um gato de verdade. Será que fica melhor se eu tentar “foto realista de um gato dirigindo uma moto”?
E vem isso:
A-há! Legal! Mas agora tá com muita cara de colagem.Vou tentar “uma foto preto-e-branco, em estilo jornal, de um gato dirigindo uma moto”.
E vem isso:
Agora sim!!! 😁
Existem comandos… e comandos para fazer arte com I.A.
Ou seja: em questão de minutos, logo no primeiro contato, você percebe que o que vai fazer a diferença nesses apps é o comando de texto. Quanto mais específico e detalhado, maiores as chances de um resultado mais satisfatório. Em outras palavras, tem que saber pedir. É óbvio sim, mas essa é a essência de qualquer processo por inteligência artificial. Eu costumo dizer que uma IA é muito burra e muito inteligente ao mesmo tempo. Ela é literal demais, mas como pode ter como input toda a obra humana feita até hoje, ela é potencialmente genial.
A coisa é tão mais elaborada do que a gente imagina a princípio que existe até uma área da IA chamada “Prompt Engineering”, ou algo como uma “Engenharia de comandos”. Gente especializada em pedir. E pensando bem, a gente percebe esse valor na vida mesmo. Saber fazer a pergunta (até para nós mesmos) é uma arte.
Exemplos de Prompts (comandos)
Bom, acho que já deu pra você perceber a intenção deste post né? Primeiro é que você precisa saber mais sobre Inteligencia Artificial de modo geral.
E segundo, o quanto o tal “comando de texto” pode ser bem mais elaborado do que a gente imagina e a necessidade de se aprender os “truques” de como escrever para conseguir resultados verdadeiramente elaborados.
E terceiro, perceber que a arte gerada por IA pode ser um meio e não necessariamente o produto final.
Você pode usá-la para ter ideias, para se inspirar, para servir de base para uma arte que você elabore mais no seu Photoshop, pode servir para contar histórias tipo storyboard, etc, etc, etc. Se você mexe com criatividade, agora é hora de se aprofundar em IA.