A primeira Kombi foi projetada pelo holandês Ben Pon em 1947. E ao longo desses anos, muitas delas acabavam ganhando algum “toque pessoal”, de um jeito ou de outro, por seus proprietários.
Como foi um dos primeiros veículos apropriados para viagens (e até dormir), as Kombis acabavam fazendo o papel de barracas, tinha gente que cortava o teto, os hippies faziam pinturas coloridas na lataria (imagina fazer isso em um carro hoje em dia?) e tinha até quem cortasse a Kombi ao meio para fazer uma espécie de trailer.
Enfim, a Kombi foi a cobaia das customizações. E caseiras, diga-se de passagem. Nenhum outro veículo foi tão remexido, e nenhum outro foi informal ao ponto de transcender o “respeito pelo bem material”. É como aquele momento que você resolve, finalmente, encher seu laptop com um montão de adesivos, só que com um veículo. Realmente difícil imaginar esse desprendimento hoje em dia.
E agora que a Kombi está completando seus 75 anos de idade, com um modelo elétrico lindíssimo, a DENTSU chamou o diretor Johan Kramer para fazer um comercial com a Kombi sempre de lado, um ângulo de câmera simples e diferente das propagandas glamurosas dos carrões da época, inspirado na maneira como ela era sempre retratada em brochuras das décadas de 1960 e 1970.