O mundo está enfrentando um aumento sem precedentes no número de conflitos em todo o mundo. Em resposta a isso, o Contemporary Photography Center Robert Capa lançou uma campanha que destaca como o estado atual das guerras é muito mais semelhante ao nosso passado sombrio do que muitos imaginam.
A Campanha “Capa vs Guerra”
A campanha pan-europeia de impressão e mídia externa utiliza imagens capturadas no século passado pelo renomado fotógrafo de guerra Robert Capa. No entanto, escolhe especificamente mostrar aquelas que transcendem o tempo e podem ser confundidas com fotos de conflitos atuais.
A Mensagem por Trás das Imagens de Robert Capa
A campanha reflete as crenças e ideias que o fotógrafo húngaro tinha por um mundo livre de guerra. Robert Capa disse uma vez: “Espero permanecer desempregado como fotógrafo de guerra até o fim da minha vida.”
Gabriel Mattar, CCO Europeu da Innocean Worldwide, descreveu a lógica por trás do conceito “Capa vs Guerra” e a mensagem impactante da campanha: “Nossa parceria com o Contemporary Photography Center Robert Capa é baseada em olhar para o mundo com a mesma curiosidade e coragem que o próprio Capa tinha. Então, para ‘Capa vs Guerra’, esperamos fazer as pessoas pensarem e sentirem algo ao olhar para esses anúncios. Embora Capa tenha tirado as fotos originais mais de 80 anos atrás, elas infelizmente poderiam ter sido tiradas hoje. E isso nos fez pensar que a guerra tem sido contemporânea por tempo demais.”
Kőrösi Orsolya, diretora administrativa do Centro Capa, comentou: “Através de suas imagens, Robert Capa não apenas retratou os horrores da guerra; ele iluminou o desejo universal pela paz e a força do espírito humano diante da adversidade. Seu trabalho serviu como um lembrete tocante de que a paz não é apenas a ausência de guerra, mas a presença de compreensão, empatia e esperança. É por isso que apoiamos tão firmemente esta campanha. Ela ressoa com as crenças de Capa, que são universais e atemporais.”
Visuais Impressionantes por uma Causa Nobre
Com os visuais impressionantes fornecidos pelo instituto húngaro, a agência com sede em Berlim criou quatro impressões e cartazes que utilizam manchetes para destacar a ambiguidade visual entre guerras passadas e guerras atuais, além de expressar uma demanda por paz.
Os materiais serão exibidos em toda a Europa durante o primeiro trimestre de 2024 – um momento crucial, considerando os 183 conflitos armados que ocorreram em 2023.
Créditos
- Marca: Centro de Fotografia Contemporânea Robert Capa
- Fotógrafo: Centro de Fotografia Contemporânea Robert Capa
- Diretora Administrativa: Kőrösi Orsolya
- Agência/Criativo: Innocean Worldwide