Walmart, a gigante do varejo, acaba de apresentar uma repaginada em sua marca, marcando a primeira grande atualização desde 2008, quando a empresa abriu mão do hífen e da estrela entre “Wal” e “Mart”, optando por um visual mais dinâmico e moderno.
“Ah, mais não mudou quase nada!”
É verdade, não mudou quase nada. Mas foi justamente essa a intenção.
Esta é uma atualização que leva em consideração as vastas demandas de escalabilidade de uma marca hoje. Não havia nada de errado com o design anterior (que aliás foi bem inovador em 2008), mas ao olhar para o resultado, imagino que a primeira linha do briefing tenha sido algo como: “precisamos nos comportar como uma marca digital”.
Por exemplo: o ícone da marca (chamado Spark, que pode ser traduzido como “faísca”, ou um tipo de estímulo – e que parece um pouco um gifzinho de loading ) será mais legível e significativo, independentemente de ter 25 pés ou 25 pixels. É um ajuste funcional.
Colaborando com a equipe de design da JKR, a revitalização da marca mantém o Spark amarelo, mas agora com sutis alterações que oferecem ao logotipo um visual mais “acessível e menos rígido”. O novo símbolo é mais arredondado, compacto e, o mais importante, vai aparecer também isolado e independente do nome “Walmart”.
O logotipo não foi o único aspecto a receber uma atualização
Com uma fonte exclusiva criada especialmente pela JKR, a marca passou a contar com uma tipografia sob medida, onde a faísca se tornou o destaque principal da renovação de identidade, enquanto a marca escrita passou a desempenhar um papel coadjuvante.
Esta abordagem permite uma comunicação mais eficaz da marca, particularmente através de diversas mídias, incluindo plataformas digitais. Sendo um dos maiores varejistas globais, é bem sabido que o logo do Walmart é altamente reconhecível, mas a antiga configuração, que combinava a faísca com o logotipo extenso, apresentava desafios de aplicação devido ao seu formato alargado.
A nova família tipográfica, batizada de “Everyday Sans”, busca refletir a estratégia de preços baixos diários do Walmart, um diferencial em relação à concorrência. Em vez de utilizar promoções e descontos como estratégia atrativa, o compromisso do Walmart é proporcionar aos consumidores o preço mais baixo possível desde o início.
Inspirando-se no boné de caminhoneiro usado pelo fundador Sam Walton, presente na capa de sua autobiografia “Feito na América”, a tipografia “Everyday Sans” moderniza a apresentação textual da marca com suas terminações verticais, formas em gota, pernas diagonais fortes e círculos alongados, projetando um visual sofisticado enquanto preserva peculiaridades e personalidade únicas.
Ainda na paleta cromática, JKR apostou em uma tonalidade mais vibrante de azul. Embora não seja o tradicional azul Walmart de outrora, o novo repertório de cores mantém a continuidade da marca. Os tons são compostos por True Blue (PMS 2728 C), Branco, e Spark Yellow (PMS 1235 C) como cores primárias. Os tons secundários incluem uma tríade de azuis—Sky Blue (PMS 9441 C), Everyday Blue (PMS 297 C), e Bentonville Blue (PMS 2757 C).
Juntos, os azuis proporcionam uma experiência visual reconfortante e familiar, acentuada pelo Spark Yellow, muito eficiente em uma variedade de aplicações, como em fotografias de produtos e estilo de vida, uso em lojas e online. A nova paleta de cores do Walmart foi meticulosamente projetada para facilitar a obtenção de uma classificação de acessibilidade AAA pelas Diretrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web (WCAG).
O objetivo do Walmart é se posicionar como um varejista digital inspirador, oferecendo todos os produtos, marcas e serviços que seus clientes desejam. Este aprimoramento, enraizado no legado do fundador Sam Walton, evidencia a capacidade evolucionária da empresa e seu compromisso firme em servir os consumidores de hoje e as gerações futuras, segundo William White, vice-presidente sênior e diretor de marketing do Walmart nos Estados Unidos. Esta identidade mais contemporânea reflete a dedicação contínua de Walmart aos princípios de Sam e ao atendimento das necessidades dos clientes. Assim como seus consumidores se transformam, o Walmart também se transformará, e sua marca será sempre um testemunho de como inovam e acompanham essa evolução.
No momento em que o Walmart atualizou sua identidade pela última vez, o mundo do varejo era bem diferente. Poucos tinham previsto que os consumidores logo teriam a capacidade de fazer compras pelo telefone, optar por retirar pedidos na loja, ver suas compras sendo carregadas em seus carros por um funcionário ou entregues diretamente à sua porta, seja por caminhão ou por drone. Hoje, compradores podem usar seus smartphones não só para comprar, pagar, mas também fazer check-out sem contato, uma prática conhecida como “scan and go”.