Ronaldo Lemos é um dos principais especialistas brasileiros em mídia, tecnologia e internet. Natural da aprazível Araguari, cidade no norte do Triângulo Mineiro, ele se formou em Direito pela USP em 1994 e logo percebeu que uma – então – nova rede, a World Wide Web, teria um impacto enorme na vida das pessoas e na construção da sociedade. Por isso, decidiu se especializar no assunto e fez um mestrado em Harvard e um doutorado na USP sobre internet e propriedade intelectual.
Um dos criadores do Marco Civil da Internet, considerado uma referência internacional, atualmente, ele é professor das Universidade de Columbia e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também é diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, comentarista da GloboNews, colunista do jornal Folha de S. Paulo e (pra nossa alegria e satisfação) aqui da revista Trip.
Na conversa com o Trip FM, Ronaldo reflete sobre os riscos do uso das redes sociais por governantes, fala sobre como desconectar tem virado artigo de luxo e conta porque você não deveria se preocupar com a possibilidade do seu celular estar te ouvindo: “Ele não precisa te ouvir. Ele prevê o que você vai falar”.
ASPAS
“Quem governa por redes sociais por elas será governado”
“Acabou a realidade”“Desconectar virou artigo de luxo”
“Seu celular não precisa te ouvir. Ele prevê o que você vai falar”