Hoje é dia de celebrar o onboarding do Frank Zappa na Terra, que aconteceu no dia 21 de dezembro de 1940 lá em Baltimore.
Mas o post não é só pelo aniversário em sí.
A data é uma desculpa anual para voltar a falar dele e de suas músicas e não deixar sua obra cair no esquecimento depois que ele morreu, em 1993. Então, seja você um fã de longa data ou alguém que ainda não conhece muito sobre esse sujeito ímpar, a trilha desse 21 de Dezembro é Zappiana.
Esse post é minha humilde colaboração com a perpetuação desse legado. Zappa foi – e ainda é – uma das minhas maiores paixões (e obsessões) musicais e os 119 CDs da discografia oficial (62 enquanto ainda estava vivo e 57 lançados após sua morte. Fora os bootlegs, edições japonesas, etc) que juntei no decorrrer de muitos anos ainda são alguns dos poucos que guardei e não tenho coragem de me desfazer. Foi uma jornada e tanto, colecionar tudo e acompanhar e degustar cada novo lançamento, uma trabalheira que você não precisa encarar porque está tudo ao alnce de poucos cliques.
Links
Pega o fone (bom). Ou no carro. E volume. Disclaimer: caminho sem volta 😁
- Wikipedia Frank Zappa em Ingles
- Wikipedia Frank Zappa em Portugues
- Página do artista no Spotify
- Minha Playlist de introdução Zappiana, Zappa {- para quem não conhece muito, ou para quem conhece, pra deixar no shuffle. São 138 músicas, mais ou menos 11 horas com uma seleção que vai das mais divertidas as mais virtuosas
- Minha Playlist “Deep Cuts”, para ir além das mais conhecidas (nada muito esquisitão, são bem palatáveis, mas um pouco mais escondidas)
- Minha Playlist Zappa Doo Wop
- MinhaPlaylist “Zappa Not Zappa”, só outros artistas reinterpretando Zappa
- Posts anteriores do Zappa no Update or Die
- Reactions no YouTube
- Playlists no Canal Oficial no YouTube