BETC Paris e Repórteres Sem Fronteiras contra a desinformação em tempos de guerra

Campanha destaca a luta contra a desinformação em tempos de guerra, utilizando postagens reais de redes sociais para mostrar a importância do jornalismo na era da informação.
BETC Paris e Repórteres Sem Fronteiras contra a desinformação em tempos de guerra BETC Paris e Repórteres Sem Fronteiras contra a desinformação em tempos de guerra

Recentemente, a agência BETC lançou uma campanha para os Repórteres Sem Fronteiras (RSF), com o objetivo de destacar a importância do jornalismo na luta contra a desinformação, principalmente em tempos de guerra.

A campanha foi construída utilizando postagens reais de redes sociais, focando em mensagens de propaganda russa que negam fatos sobre a invasão da Ucrânia. Essas mensagens foram postadas e compartilhadas nas redes sociais, às vezes, dezenas de milhares de vezes.

Fight desinformation. Arm yourself with facts

Combata a desinformação. Arme-se de fatos.

O vídeo da campanha transmite a mensagem de que apenas o trabalho dos jornalistas no local pode nos ajudar a combater desinformação, manipulação e propaganda. Criado pela BETC, com apoio do Ministério das Relações Exteriores da Holanda, a produção foi realizada pelo braço de produção da BETC, a POP, e dirigido por Chloé Dupeyrat.

Continuação de uma Campanha Consciente

Esta nova obra segue o vídeo de campanha lançado pelo RSF no final de 2022, que abordava os discursos de propaganda de Vladimir Putin na televisão russa. O objetivo é fazer com que os espectadores reconheçam a importância do jornalismo para conscientizar e motivar o público sobre questões críticas para o futuro.

Christophe Deloire, secretário-geral da RSF, enfatizou a necessidade do trabalho jornalístico no terreno, na Ucrânia, no Oriente Médio e em todo o mundo, para relatar a realidade dos fatos e reduzir o impacto da propaganda e da manipulação.

Apoio aos Jornalistas na Ucrânia

Na Ucrânia, as equipes da RSF continuam a fornecer assistência material, psicológica e financeira aos jornalistas que necessitam. Em Lviv e Kyiv, os centros de liberdade de imprensa criados pela RSF continuam a receber dezenas de repórteres todos os dias. Para combater a propaganda do Kremlin, a RSF lançou uma iniciativa sem precedentes: a provisão de conteúdo televisivo independente para o público de língua russa via satélite.

A campanha visa também ajudar a RSF a arrecadar fundos necessários para continuar seu trabalho na Ucrânia e no resto do mundo. Voltada para o público em geral, será veiculada em canais de TV, compartilhada em mídias sociais e disponibilizada para todos os sites que desejarem.

Ficha Técnica

  • Cliente: RSF (Repórteres Sem Fronteiras)
  • Equipe do Cliente: Christophe Deloire, Emilie Poirier
  • Agência de Publicidade: BETC Paris
  • Empresa de Produção: POP (Prose On Pixels)
  • Diretor: Chloe Dupeyrat
  • Empresa de Som: GUM
Add a comment

Deixe um comentário