por Dilma Campos, Head of ESG da B&Partners e CEO da Nossa Praia
Palestrantes em Cannes? Preferimos chamar nossa palestra de uma verdadeira
provocação criativa no maior Festival de Criatividade do Mundo, o Cannes Lions 2024.
Aliás, é justamente com esse tom irreverente que eu, Erlana Castro (Fundadora e Líder da Comunidade Criativa #ESGpraJÁ) e Paula Trabulsi (Cineasta, Designer Multinarrativas, Conselheira e Fundadora da ASAS.BR.COM), representando o grupo de estudos avançados #ESGpraJÁ, vamos apresentar uma nova ferramenta criativa que permite às empresas regenerar e lucrar ao mesmo tempo.
How to: Blend ESG into Your Creative Equation (“Como Integrar ESG na Equação Criativa”) pretende desafiar o status quo e provar que forças aparentementedivergentes — Regeneração e Lucro — são na verdade potencializadas quando se juntam. Para viabilizar essa mudança nos negócios, desenvolvemos uma ferramenta estratégica open source (código aberto) que acelera a jornada de transformação da
empresa por meio do framework Business Model (RE)Generation Canvas. Em código aberto porque o mundo da regeneração é colaborativo, não excludente!
E se você reconheceu o nome da ferramenta, ela é mesmo muito familiar ao mundo dos negócios: “hackeamos” o Business Model Canvas (BMC) original, de autoria de Alex Osterwalder e outros coautores, para que os negócios possam incorporar rapidamente essas novas provocações regenerativas. De forma resumida, é a versão ESG do BMC.
O que o Business Model Renegeration Canvas (BMRC) traz é uma adequação dos 9 quadrantes do BMC às novas necessidades de negócio de hoje. “Relacionamento com clientes”, por exemplo, passa a considerar os “Relacionamentos Regenerativos” com todos os stakeholders, não apenas com o cliente. Essa revisão de cada um dos quadrantes é necessária para refletir a abrangência e a complexidade dos negócios em uma época que demanda encontrar soluções práticas para os desafios ambientais e
sociais do planeta.
A ferramenta vem ainda na contratendência das empresas que dizem estar “cansadas de ESG”, até porque não existirá outra forma de fazer negócios se ele não for lucrativo e regenerativo ao mesmo tempo!
Don´t believe it? Just watch!
Esse trecho da conhecida música de Bruno Mars é a trilha sonora da nossa palestra/provocação. É a nossa resposta à contratendência do ESG, afinal as tragédias climáticas, o calor e frio extremos em várias regiões do planeta e outras crises ambientais e sociais estão aparentes, só não vê quem não quer. Don´t believe it? Just watch! é nossa resposta também a todos que pensam que ou a empresa lucra ou ela regenera. Quem ainda acredita nisso precisa assistir nosso painel em Cannes e aprender a fazer diferente! Te esperamos no palco do Atelier, na Rotonde, no dia 18 de junho, às 12h45, horário local de Paris (CET).
*Dilma Campos é CEO e Partner da Nossa Praia e Head de ESG da BPartners.co. Atualmente é conselheira da Universidade São Judas – Grupo Anima, da AMPRO – Associação de Marketing Promocional; da São Paulo Companhia de Dança e da Solum Capital. Winning Women 2016 da EY, influenciadora e mentora da Rede Mulher Empreendedora (RME), TEDx Speaker e Coautora do livro Publicidade Antirracista, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura.