É o que provoca a ação do CVV – Centro de Valorização da Vida- chamada #UmEmCadaSeis que transformou a estatística em rostos para ampliar a conversa sobre saúde mental no Brasil
Uma em cada seis pessoas no Brasil já pensou seriamente em tirar a própria vida. É esse dado alarmante que a ação traz à tona no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/9), a ONG uniu-se a mais de 100 expressivos influenciadores, músicos, atores, atletas e celebridades para que suas próprias imagens ilustrassem a estatística e fizesse a audiência falar sobre o assunto:

Com o dado ganhando rosto e voz, consequentemente ele ganha alcance, este é o objetivo de uso destas pessoas. A ação contou com nomes como Felca, Luísa Sonza, João Guilherme, Ivete, Whindersson Nunes, os meninos do PodPah, João Vicente, Susana Vieira, Diogo Defante, Fábio Porchat, entre dezenas de outras pessoas que emprestaram suas audiências para dar visibilidade ao tema.
A ação também ocupou espaços físicos nas principais capitais do país e dentro das maiores favelas brasileiras, para Bruno Simões, um dos responsáveis de viabilizar todas as parcerias de mídia pro-bono, “O mais importante era estar presente onde as pessoas estão e conseguem se ver aos montes, para contabilizarem e entenderem o quão próxima é viva a estatística é.” – afirma.

“As peças de OOH foram propositalmente objetivas, entregando a estatística nua e crua para chocar e provocar conversa em torno da informação, temos em plena Avenida Paulista, João Pessoa e nas periferias do Rio de Janeiro.”, explica João Lovise, um dos idealizadores da ação.

Para Thiago Ito, outro integrante do coletivo, o desafio é ainda maior: “Se 1 em cada 6 pensa em suicídio, nossa missão é que 6 em cada 6 falem sobre o assunto. Nosso kpi é claro, se uma vida for salva, já cumprimos nosso papel como comunicadores da causa.” – finaliza Ito.
Uma dúvida que sempre fica em como atrair tantos talentos com budget zero e sem uma marca ou agência fixa abraçando é muito bem respondida por um dos participantes: “A gente sabe que a vida tem umas fases complicadas. Eu já passei por uns perrengues também e liguei para o CVV. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda. A gente não é super-herói. Já usei o serviço deles e posso dizer que, quando a gente não tem pra quem falar, eles são uma mão na roda. Setembro Amarelo é pra lembrar que ninguém precisa passar por isso sozinho. Às vezes, um papo pode fazer toda a diferença.” – Conclui o Whindersson Nunes, apoiador do coletivo criativo faz dois anos.
Somando os mais de 100 influenciadores – com sobreposição de audiência, a campanha impacta 2x toda a população do Brasil, o que seria um marco para um assunto que ainda é tabu.
Ficha Técnica
#UmEmCadaSeis:
Realização: Eduardo Cabral, João Lovise, Thiago Ito, Bruno Simões, Fellini Conti e Gabriela Albers.
Apoio: Mynd, JCDecaux, Eletromídia, PodPah, Porta dos Fundos, SKIP, NÓS, Grupo Flow e Suba.
