Faça um cabo de guerra sozinho e puxe como um touro. Faça em equipe e puxe como um…sei lá, no máximo um boi. Sozinho você se esforça mais, em grupo a responsabilidade diluí e você faz menos força.
Em 1883, o francês Max Ringelmann conduziu esse estudo bastante simples, mas que mostra que o trabalho em equipe nem sempre garante os melhores resultados. Na verdade, pode nos tornar mais preguiçosos.
Ringelman instalou um medidor de forca de tração em uma corda usada em um cabo de guerra e descobriu que as pessoas faziam menos força em grupo do que quando puxavam sozinhas. A esta característica grupal foi dado o nome de Ringelman Effect ou Social Loafing (preguiça social). E por que acontece esse fenômeno? Difusão de responsabilidade. Quanto mais difícil de avaliar e/ou isolar uma performance individual diluída em um esforço grupal, menor a motivação de seus participantes.
Lembra do seu trabalho em grupo na faculdade? Lembra da última pelada com os amigos? Tem sempre um fazendo cara de esforço pra disfarçar. É o “RINGELMAN”! Ou o “MAX” (mais fácil). Procure o Max na sua empresa ou escola amanhã, tenho certeza que vai ser fácil.
Mas a verdade é que todos nós batemos palma mais fraquinho quando fazemos parte de uma platéia grande demais.
A vida em grupo é boa. Mas é uma formação que distorce motivações, propósitos, egos e responsabilidades.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Mateus Bergamin… bate um pouco no que estavam os discutindo no banheiro aquele dia… sobre o quanto as pessoas se esforçam para fazer as coisas
Sim, a lei do menor esforço parece aparecer mais no trabalho em grupo, pque sempre rola aquele velho “deixa que eu deixo”.
A verdade é que, para quem é uma pessoa responsável, é bem chato trabalhar com quem não tem o mesmo nível de interesse e tesão; por isso muitos preferem fazer os trabalhos sozinho.
Achei a justificativa pra não fazer mais trabalho em grupo na faculdade.
Será que não tem nada a ver com o adversário estar direto na sua frente?
Muitas vezes o Max da sua empresa ou da sua escola não sabe (vezes por ignorância, vezes porque deliberadamente não lhe foi informado) quem é o adversário exatamente … pelo menos pra mim o propósito faz uma diferença enorme.
:) Boa.
Genial. CLAP CLAP CLAP CLAP (já que estou sozinha).