O smartphone capaz de detectar a composição química de materiais

“Black Mirror em ação” é assim que associo o Changhong H2 – um smartphone apresentado durante a Consumer Electronics Show (CES) capaz de detectar a composição química de vários materiais.

Com o dispositivo, o usuário pode descobrir quantas calorias uma fruta tem, qual o percentual de gordura presente em seu corpo, ou mesmo se um remédio tem uma composição química real.

À primeira vista, ele não aparenta ser muito diferente de um smartphone convencional, mas há nele um mini espectrômetro infravermelho, um tipo de sensor que mede as propriedades da luz. Quando o espectrômetro é direcionado a um objeto, a luz que é refletida do objeto é analisada pelo sensor. Assim, ele é capaz de descobrir a composição molecular do material.

Por enquanto, o sensor não detecta qualquer tipo de objeto porque é necessário que se crie aplicativos que indentifiquem composições químicas específicas. Mas com o desenvolvimento da tecnologia, o produto pode ser muito útil às pessoas, já que será possível avaliar os nutrientes de frutas e legumes ou mesmo checar a autenticidade de diversos produtos.

Com tela de 6 polegadas, bateria de 3.000 mAh e sensor de impressões digitais, Changhong H2 foi desenvolvido por uma fabricante asiática de mesmo nome, em companhia da empresa americana Analog Devices. O sensor, chamado de SCiO, foi criado pela Consumer Physics.

O Changhong H2 está disponível apenas na China, não há divulgação sobre preço e disponibilidade em outros países. Confira mais detalhes do produto no player acima.

1 comments

Deixe um comentário