A beleza do cabelo ruivo

O cabelo ruivo é o cabelo mais raro do mundo. É a consequência da mutação no gene MC1R, que transmite ao cabelo e à pele mais eumelanina (responsável por cabelos e pele escuros) do que feomelanina (um pigmento rosa presente nos lábios, nos mamilos e genitais), que causam os cabelos vermelhos e as sardas na pele.

As pessoas de cabelos ruivos carregam uma genética diferente dos demais, pois trata-se de um gene recessivo, ou seja, mesmo que o pai e a mãe carreguem o gene MC1R, apenas um em quatro de seus filhos serão ruivos, representando apenas 1% da população. Esta mutação também afeta a tolerância da pessoa à dor, luz solar, e ao deixar o cabelo cinza, já que o ruivo ficará branco ou loiro com o tempo.

O fotógrafo americano, Brian Dowling é um dos curiosos sobre as peculiaridades dos ruivos e viajou por mais de 20 países para fotografar ruivas para o projeto “Redhead Beauty”. Sua intenção é quebrar esteriótipos e mostrar a beleza natural dos cabelos vermelhos. Seu projeto virou um livro que está no Kickstarter.

Add a comment

Deixe um comentário