Albín Brunovský foi um artista visual eslovaco que também atuou como ilustrador e pedagogo. Morreu no ano de 1997 em Bratislava, mas deixou um legado na forma de obras estranhas e sombrias. Apesar de ter feito o design de algumas notas do dinheiro de seu país, a paixão de Brunovský sempre foi a pintura abstrata e com temas fantásticos.
O artista, durante sua vida, usou e abusou de técnicas litográficas, pintura com bico de pena e colagens em madeira. As paisagens oníricas de Brunovský sempre revelam seres monstruosos, criaturas híbridas e cenários de geometria impossível. Me lembrou, de certa maneira, o trabalho do artista polonês Zdzislaw Beksinski.
Se você, como eu, é fã deste tipo de trabalho, vale a pena colocar o nome do Sr. Brunovský no Google Images e apreciar as perturbadoras imagens. Travei contato com algumas obras dele ano passado, mas hoje – em um passeio pela Galéria Nedbalka de Bratislava – vi uma exposição sensacional com mais de 50 quadros. Compartilho algumas boas imagens que fiz no local com vocês.