A sorte de Lucky

Há séculos gatos pretos são associados a sorte e azar. A civilização egípcia os considerava sagrados. Veneravam a deusa Bastet, representada como uma mulher com cabeça de gato preto, e consideravam crime capital quem matasse gatos. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis, divindade caçadora, e ela também passou a ser associada ao animal.

Os persas acreditavam que eles eram espíritos elevados e a cultura islâmica faz várias associações entre os gatos e o profeta Maomé, a quem teriam inclusivamente salvo da morte, ao matar uma serpente que o atacava. Os asiáticos acreditam que o gato é o protetor dos agricultores por caçar os ratos. Os nórdicos os relacionavam com Freya, a deusa do amor e da beleza, que possui uma carruagem puxada por dois gatos que representavam as qualidades da deusa: a fertilidade e a ferocidade.

Então quando é que esses deuses das 7 (ou 9) vidas viraram sinônimo de azar e sexta-feira 13?

A culpa, talvez, seja da Igreja Católica. Papa Gregório IX incluiu gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos e exterminados pela Inquisição por estarem associados a bruxaria e maus espíritos. O Vox In Rama foi o primeiro documento oficial que condenou o gato preto como encarnação do Satanás. Bem absurdo mesmo. Assim o gato preto foi amaldiçoado por toda a Idade Média — e virou até o culpado do assassinato macabro de “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, coitado.

Depois dessa minha palestra toda sobre gatos, é quase impossível acreditar que eles continuam sendo perseguidos ou vítimas da crendice popular, né?

A verdade é que cerca de 70% dos gatos que estão para adoção são pretos e a maioria fica lá até a morte. :(

Para contrariar esses mitos e quebrar essa corrente, a ONG Adote um Gatinho fez uma ação divertida pra conscientizar sobre a adoção dos gatinhos pretos. Eles inscreveram Lucky, um gato preto que estava para adoção, em diversos sorteios e promoções. O bichano se deu super bem e ganhou vários prêmios, até um PlayStation (que inveja…). Dá o play pra conferir:

https://www.facebook.com/luckygatopreto/videos/1917914948488623/


A campanha fofa foi criada voluntariamente pela Leo Burnett.

Adote. Sorte mesmo é ter um gato ronronando no seu colo. :)

***

Como ajudar a Adote Um Gatinho: acesse o site ou envie um e-mail para  informacoes@adoteumgatinho.org.br.

Pedidos de ajuda a gatinhos abandonados devem ser enviados para resgates@adoteumgatinho.org.br

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use