Isso mesmo, 271 anos antes da organização da escala de cores Pantone, um artista misturou e descreveu todos os tipos de cores imagináveis em um livro de 800 páginas.
Em 1692, o artista conhecido apenas como “A. Boogert” escreveu um livro sobre misturas aquareladas. Ele não só introduziu uso de diversas cores como explicou como criar, misturar e mudar tonalidades usando diferentes cores e adicionando água. A premissa parece simples, mas é uma trabalheira.
O resultado é um livro com 800 páginas escritas e pintadas à mão. “Traité des couleurs servant à la peinture à l’eau” é, provavelmente, o guia de “paint and color” mais interessante e profundo daquela época. De acordo com o historiador medieval Erik Kwakkel, que traduziu boa parte da introdução do livro, a intenção do autor/pintor foi criar um guia educacional. A ironia aqui é que só existiu um livro desse, provavelmente folheado por pouquíssimas pessoas. Lindo.
O updater Daniel da Hora já havia escrito sobre o achado (mas vale a nova postagem), no post, o link para o livro inteiro em alta resolução.