O caderno tem 20cm por 29cm, mais ou menos do tamanho de uma revista e traz anotações científicas, textos pessoais, gráficos e diagramas, sem uma ordem específica. Um típico caderno de anotações.
Quer dizer, não muito típico porque o recheio é do Leonardo Da Vinci, que escreveu esse texto todo de trás para frente, no seu famoso estilo de escrita espelhado, entre 1478 e 1518 lá na belíssima cidade de Florença enquanto nosso país era descoberto e inaugurado oficialmente pelos portugueses.
Impossível não ficar encantado com a possibilidade de folhear o caderno, aumentar os textos e imaginar o contexto em que foi escrito pelas próprias mãos de um dos seres humanos mais geniais que já passaram pelo nosso planeta. Eu até tentei ler alguma coisa, mas meu italiano-espelhado não é muito bom. Mas me diverti flipando algumas páginas para tentar ler alguma coisa.
Original
Flipado
Esse caderno, chamado de “The Codex Arundel” não é o único registro manuscrito de da Vinci disponível online, mas é o mais recente de todos. Depois da morte de Leonardo na França, seu pupilo Francesco Melzi juntou tudo que ele havia escrito e levou de volta para a Itália.
Os herdeiros de Melzi não faziam ideia da importância desse material e foram se desfazendo dele gradualmente durante muitos séculos, e os manuscritos ficaram transitando na mão de poderosos colecionadores.
São mais de 5.000 manuscritos que estão sendo recuperados, um registro histórico incrível onde invenções geniais como o avião, o helicóptero, o pára-quedas, o submarino e o carro foram esboçados pelo menos 300 anos de serem de fato fabricados.
Para saber mais sobre todos os cadernos, comece pela matéria publicada pelo The Guardian em 2013 e a introdução feita pela British Library.