Quem curte os clássicos dos videogames da era 8 ou 16 bits sabe o quão marcante era a trilha sonora desses games. Os produtores dessas trilhas faziam mágicas com a limitação dos sons polifônicos e digitalizações de baixa resolução. O que seria o Mario Bros ou Top Gear sem suas trilhas originais. Eu poderia citar dezenas de jogos com trilhas clássicas, mas um jogo que se encontra no panteão dos games pelos críticos é o Another World, lançado aqui no Brasil e nos Estados Unidos pela já falida Delphine Software como Out of This World. Primeiramente apresentado para o computador Amiga em 1991, este jogo ganhou seu estrelato nas plataformas da quarta geração Mega Drive e Super Nintendo. Sua história, efeitos gráficos e principalmente sua trilha sonora fizeram do design francês de jogos eletrônicos Éric Chahi um artista além do seu tempo que soube administrar com competência o espaço de 4,1 Mebibytes (isso mesmo!) para exibir sua arte nos antigos cartuchos de games. O jogo é tão importante no seu contexto histórico que participou de uma exposição do MoMA NY, denominada Applied Design entre 2013 e 2014.
Para comemorar os 25 anos de Another World, o estúdio Digital Lounge e Black Screen vai lançar a icônica trilha do jogo em vinil. O compositor original Jean-François Freitas assina a obra que virá exclusivamente nas cores laranja e preta, além de um código de download para a trilha digital. A Capa alusiva ao jogo é do artista Dane Baudoin que não mediu esforços afim de reproduzir o trabalho de Éric.
O clássico da geração “Go Right” conta a história do jovem cientista Lester Knight Chaykin que foi enviado através do espaço-tempo para outro mundo quando um raio atingiu seu laboratório no momento em que conduzia um experimento em um acelerador de partículas. (Lembre-se, o jogo é de 1991!). O jogo não tem legendas e possui quebra cabeças muito inteligentes, assim como outro clássico do Éric Chahi, Flashback.
Se existe um jogo que merece um Reboot é esse. O game é antigo, mas ainda incrÃvel.