Você conhece o Pirata que se escondeu no Brasil?

Considerado uma lenda urbana, o Pirata Zulmiro merece um pouco da nossa atenção. É uma das poucas histórias de Piratas, no mundo, em que a mesma informação sobre um grande tesouro escondido aparece em dois lugares diferentes.

A primeira vez que a história sobre um tesouro escondido na Ilha de Trindade surgiu foi em 1850 em Bombain, na Índia. Um pirata moribundo, conhecido por sua grande cicatriz no rosto, entregou a um capitão de um navio mercante inglês um mapa. Nele, o caminho para o grande tesouro roubado das igrejas de Lima em 1821.

O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas, 1844), um dos grandes romances da literatura ocidental sobre tesouros escondidos, foi inspirado neste roubo. Foram realizadas, então, mais de cinco expedições inglesas para a Ilha de Trindade (entre 1880 a 1889). A última expedição inspirou o livro “The Cruise of the Alerte”, de Frederick Edward Knight, que depois inspirou o clássico a “Ilha do Tesouro” (de Robert Louis Stevenson  – 1883).

Em 1896, foi publicada uma série de cartas no Jornal do Brasil, escritas por uma pessoa que conheceu um pirata na cidade de Curitiba, por volta de 1879, com o nome de Zulmiro e que lhe contou toda essa história aí. Inclusive entregou um roteiro de como encontrar os depósitos secretos do tesouro.

Essa pessoa era, na verdade, o inglês Edward Young Stammers, que foi assassinado quando ladrões buscavam o mapa. O tal do roteiro reapareceu na cidade de Lorena, em São Paulo em 1910 (o assunto despertou interesse e mais de 30 jornais noticiaram essa história toda).

Mas, por que esse post enorme sobre uma história de Piratas?

Bom… essa semana o pesquisador Marcos Juliano (depois de juntar materiais por treze anos) lança um livro ilustrado infanto-juvenil sobre as aventuras do legítimo pirata inglês que veio a se esconder na cidade de Curitiba (entre 1830 e 1882) e viveu ali até o fim dos seus dias.

Ilustrações produzidas por Francis de Cristo, CEO do grupo Evolução Diária

O livro narra a vida de Zulmiro desde o seu nascimento no longínquo ano de 1798 passando por grandes aventuras no oceano enfrentando outros piratas em fantásticas batalhas marítimas – ao lado de sua companheira, a cigana Hortênsia.

O livro tem ilustrações do ótimo Francis de Cristo. Para saber mais, clique aqui.

5 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use