Aprendi algo novo hoje (e algo que sempre me intrigou). Recomendo.
Você já teve a sensação que estava caindo antes de pegar no sono? Isso é uma transição entre o consciente e o inconsciente, que gera momentos de vulnerabilidade e não acontece de forma tranquila.
Isso tem nome: hipnagogia.
É o momento em que o cérebro está no limiar entre o consciente e o inconsciente na hora de dormir, e que produz uma série de sensações e experiências. Um estranho e fascinante estado em que os sonhos parecem verdadeiras visões.
Velha conhecida dos artistas, a hipnagogia é apontada por muitos como a inspiração para seus trabalhos. Salvador Dali, por exemplo, chamava esse período de “soneca com chave” e tirava dali boa parte da inspiração para seus trabalhos.
Fui apresentado ao conceito na Hypnic, segunda exposição solo da artista Angela Bassichetti. Sob esse tema e inspiração, a exposição convida a pensar questões como sexualidade e diversidade. Assuntos, curiosamente, atuais e polêmicos, não?
Na exposição, “em um mundo onde tudo é possível” surgem as mais diversas criaturas, representando a liberdade. Ali, o tempo, a matéria e a gravidade são diferentes, tudo é possível e são pequenas criaturas (sorvetetas, surubears e lapinus) que ajudam a revelar as histórias.
Explico.
A exposição é formada por uma série de esculturas que trazem esse mundo inconsistente para os visitantes. As Sorvetetas (que nome… delicioso, não?) são bolas de sorvete com muita calda, cerejas e um saboroso detalhe a mais.
É possível encontrar a “sobremesa” nas versões de uma bola, duas ou três (?).
Outra curiosa criatura desse mundo é o Surubear, gummy bears gays em diferentes posições que permitem montar as mais diversas formas de orgias. Os ursinhos aparecem também como uma forma de discutir a diversidade sexual, pois são todos machos e aceitam todas as formas de relação. Existem os ursos grandes, com 20 cm, e também a versão mini, no tamanho dos docinhos originais.
Os Lapinus são os menores coelhos do mundo e sempre despertaram a curiosidade do mundo científico por existirem apenas machos na espécie. Na exposição finalmente descobrimos como eles nascem, em delicadas rosas que formam um Jardim de Lapinus.
A Exposição Hypnic acontece na Galeria Vila Nova.