Urubus, mais do que a aparência?

Desde pequenos fomos acostumados a ver os urubus como animais feios, nojentos e aproveitadores principalmente nos desenhos (frequentemente representando os vilões). Porém, tal imagem é uma grande injustiça quando considerado o seu papel na natureza.

Uma de suas principais características é sua capacidade de manter o ambiente em que vive limpo, podendo eliminar cerca de 95% das carcaças de animais mortos na região. Como também, deixar o processo de decomposição cerca de 3 a 4 vezes mais rápido, se comparado a ambientes onde não existem urubus.

Isso ajuda a prevenir a propagação de doenças (como por exemplo, Antrax), que podem adoecer ou matar diversos outros animais que venham a entrar em contato com aquela carcaça. Porem, o mesmo animal pode acabar sendo a vitima ao consumir animais que tenham sido tratados com certos remédios (como por exemplo, gado).

Por isso, a próxima vez que ver um urubu, tente não olhar com desgosto. E sim, ver a beleza por trás da importante função que esse animal desempenha.

Caso queira saber mais:
Ted Talk: Why i love vultures – Munir Virani.

REEVES, Nicole M. Taphonomic effects of vulture scavenging. Journal of forensic sciences, v. 54, n. 3, p. 523-528, 2009.
Urubus do Brasil

3 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use