A Marvel lançou na semana passada um site promocional de seu mais novo filme, Capitã Marvel, que chega aos cinemas brasileiros no dia 07 de Março. O diferencial do site é justamente a temática em que está ambientado: a década de 90.
Cheio de elementos característicos de sites desse período (com animações bizarras, fontes características e cores espalhafatosas), o site é um meio extremamente eficiente usado pela Marvel em dar destaque a um dos elementos principais do filme: a época em que está ambientado.
Semelhante ao que Guardiões da Galáxia 1 e 2 já fizeram com a década de 80, a estratégia do novo longa protagonizado pela ganhadora do Oscar Brie Larson parece ser semelhante ao apelar para a nostalgia, trazendo elementos comuns que são facilmente identificáveis pelo grande público. No trailer abaixo já é possível notar alguns deles, como a presença de uma loja Blockbuster e o uso de um pager pelo personagem Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson.
Funcionalidades
O site conta com um breve questionário onde o usuário deve identificar em várias imagens se o personagem representado é um Skrull (raça alienígena inimiga da protagonista no longa, que possui a habilidade de adquirir qualquer aparência), além do trailer e imagens promocionais do filme.
Alguns usuários do Twitter mais assíduos identificaram algumas divergências em relação ao formato do site para a época: ao analisarem seu código fonte, averiguaram que o mesmo possui 10MB de tamanho, algo praticamente inconcebível para a capacidade dos modems de internet da época.
Outro aspecto ressaltado é que um dos memes usados no site, o dancing baby (um dos primeiro GIFs a se tornarem virais na internet) foi criado em 1996, um ano depois de quando que o filme será ambientado.
Entretanto, nada disso tira o brilho do site ao retratar de modo tão coerente uma década rica em elementos audiovisuais e referências a cultura pop. Para fins de comparação, é possível encontrar diversas semelhanças com site do filme Space Jam, ainda no ar, estrelado por Michael Jordan e os Looney Tunes. Utilizar o contexto em que o filme de passa de modo coerente com a trama só torna a expectativa da estreia do filme que antecede a Vingadores: Ultimato ainda maior.