Capitã Marvel ganha site retrô da década de 90

Capitã Marvel ganha site retrô da década de 90 Capitã Marvel ganha site retrô da década de 90

A Marvel lançou na semana passada um site promocional de seu mais novo filme, Capitã Marvel, que chega aos cinemas brasileiros no dia 07 de Março. O diferencial do site é justamente a temática em que está ambientado: a década de 90.

Cheio de elementos característicos de sites desse período (com animações bizarras, fontes características e cores espalhafatosas), o site é um meio extremamente eficiente usado pela Marvel em dar destaque a um dos elementos principais do filme: a época em que está ambientado.

Semelhante ao que Guardiões da Galáxia 1 e 2 já fizeram com a década de 80, a estratégia do novo longa protagonizado pela ganhadora do Oscar Brie Larson parece ser semelhante ao apelar para a nostalgia, trazendo elementos comuns que são facilmente identificáveis pelo grande público. No trailer abaixo já é possível notar alguns deles, como a presença de uma loja Blockbuster e o uso de um pager pelo personagem Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson.

Trailer do filme Capitã Marvel

Funcionalidades
O site conta com um breve questionário onde o usuário deve identificar em várias imagens se o personagem representado é um Skrull (raça alienígena inimiga da protagonista no longa, que possui a habilidade de adquirir qualquer aparência), além do trailer e imagens promocionais do filme.

Capitã Marvel ganha site retrô da década de 90
Quiz ‘Who are the Skrulls’ do site

Alguns usuários do Twitter mais assíduos identificaram algumas divergências em relação ao formato do site para a época: ao analisarem seu código fonte, averiguaram que o mesmo possui  10MB de tamanho, algo praticamente inconcebível para a capacidade dos modems de internet da época.

https://twitter.com/backlon/status/1094037661965152256

Outro aspecto ressaltado é que um dos memes usados no site, o dancing baby (um dos primeiro GIFs a se tornarem virais na internet) foi criado em 1996, um ano depois de quando que o filme será ambientado.

Entretanto, nada disso tira o brilho do site ao retratar de modo tão coerente uma década rica em elementos audiovisuais e referências a cultura pop. Para fins de comparação, é possível encontrar diversas semelhanças com site do filme Space Jam, ainda no ar, estrelado por Michael Jordan e os Looney Tunes. Utilizar o contexto em que o filme de passa de modo coerente com a trama só torna a expectativa da estreia do filme que antecede a Vingadores: Ultimato ainda maior.

Add a comment

Deixe um comentário