Como começar uma revolução da empatia em sete passos

Nunca se falou tanto sobre a empatia, o conceito está na boca de todos: filósofos, gurus de negócios, especialistas em felicidade, etc. E não é à toa, já que foi descoberto por neurocientistas que 98% de nós têm empatia em nossos cérebros – a velha história de que somos criaturas egoístas foi desmascarada. Nossos impulsos egoístas existem, mas caminham ao lado do nosso lado empático.

Normalmente, pensamos em empatia como a arte de se colocar no lugar do outro e olhar às circunstâncias a partir de sua perspectiva. Mas não é só isso, porque a empatia em grande escala pode ser a protagonista de uma revolução das relações humanas.

Este é argumento do estudioso inglês, um dos idealizadores da The School of Life e fundador do Museu da Empatia, Roman Krznaric em sua palestra do TEDx Athens chamada “Como iniciar uma revolução da empatia”.

Em seu discurso, ele sugere que a prática da empatia pode provocar uma revolução e explica que essa mudança começa pela maneira como decidimos nos relacionar com o outro a partir dos passos abaixo:

  1. Treinando a próxima geração
  2. Se colocando no lugar dos outros… ainda que sejam “inimigos”
  3. Cultivando a curiosidade sobre estranhos em todos os níveis sociais
  4. Criando aventuras experimentais
  5. Aproveitando a tecnologia com sabedoria
  6. Cultivando a semelhança
  7. Transformando a empatia em ação social

Assista a palestra no player abaixo e descubra como ser empático pode fazer do mundo um lugar melhor:

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use