Se você pudesse ver, e quase tocar as suas palavras, o que diria? Essa pergunta filosófica ganha novos contornos diante da tecnologia apresentada pela Mitsubishi Electric Corporation que “projeta” em 3D a fala dos usuários. Batizada Swipe Talk Air, a ferramenta é creditada como a primeira interface de usuário que usa realidade aumentada para transformar, instantaneamente, palavras ditas em imagens tridimensionais durante a transmissão de vídeos ao vivo.
Acionado com o deslizar de um dedo sobre a tela do tablet ou do smartphone, o dispositivo tem sido desenvolvido na plataforma IOS, e vai permitir que o aplicativo integre a gravação de vídeos a outras funcionalidades.
Uma prévia do que e de como será esse sistema foi demonstrado no SXSW, mas os responsáveis já deixaram claro que melhorias e avanços serão implementados antes do app ser disponibilizado ao público.
Mais do que prover com novos recursos projetos de vídeo, a empresa garante que a ferramenta pode ser também explorada socialmente, uma vez que facilitaria a compreensão de falas mais complexas, ajudaria o diálogo em ambientes barulhentos e auxiliaria aqueles que têm alguma dificuldade auditiva.