De olho na Copa do Mundo de Futebol Feminino que acontecerá entre os dias 7 de junho e 7 de julho na França, a Nike divulgou na última segunda-feira (11/03) os novos modelos de uniformes das 14 seleções que vestirá durante a competição, com jogadoras representando cada time.
Desde que a Nike começou a fornecer uniformes para as seleções femininas com a Copa do Mundo de 1995, é a primeira vez que os modelos para as atletas são projetado especialmente para elas, e não como derivações dos uniformes feitos para as equipes masculinas. Atualmente a empresa fornece material para as seleções da França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Noruega, China, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, Nigéria, Austrália e Nova Zelândia.
Seleção Canarinha
As jogadoras brasileiras estrearão na competição (pela primeira vez com cobertura dos jogos pela Globo) contra a Jamaica dia 9 de junho, em Grenoble, vestindo um uniforme criado a partir de estudos e troca de informações com jogadoras profissionais e amadoras no decorrer dos anos, pensando em aprimorar a performance das esportistas. O uniforme feminino traz uma mensagem dentro da camisas na altura do pescoço: “Mulheres Guerreiras do Brasil”, homenageando o espírito da seleção que já venceu sete vezes a Copa América (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018) e busca o título inédito na Copa do Mundo.
Os uniformes já serão usados nos próximos jogos da seleção brasileira feminina, na reta final de preparação para o mundial.
A amarelinha tradicional ganhou na barra da manga um toque verde assim como na altura da cintura, nas laterais. A textura diferenciada da camisa também é visível, dando um upgrade na versão anterior.
Já a segunda versão em azul traz uma bela homenagem: o tom azul, inspirado nas constelações de estrelas, representa todas as jogadoras que já passaram pela seleção.
Outras seleções
Confira alguns outros uniformes apresentados pela Nike e divulgados pelas respectivas seleções:
A copa tem seu jogo de abertura dia 07/06 com a disputa entre as anfitriãs francesas contra a sul-coreanas, no Parc des Princes, em Paris, às 16h (horário de Brasília).