O segredo não é prever o futuro, mas conectar os assuntos certos

O segredo não é prever o futuro, mas conectar os assuntos certos O segredo não é prever o futuro, mas conectar os assuntos certos

Acompanhar o SXSW é como ter uma experiência da internet em tempo real: tantas coisas boas, tão pouco tempo para aproveitar todas elas. É por isso que, mesmo tendo experimentado o festival in loco, continuo indo atrás de muitas coisas que ainda não tinha conseguido ter visto (tá tudo disponível no YouTube e no Soundcloud).

A palestra da Amy Webb é uma delas, e não exatamente pelas tendências que ela apresentou. Não me entenda mal – acredito que ela tem plena propriedade sobre o que fala, e certamente ainda vou conferir o seu relatório de tendências de tecnologia, com suas mais de 380 páginas, no correr do ano. No entanto, o que continua me brilhando os olhos e chamando a atenção é o valor que ela dá para a capacidade de ligar pontos e ter uma compreensão transversal entre diversas disciplinas.

Se você tiver tempo, sugiro assistir à apresentação dela na íntegra. Caso contrário, só pule para o minuto 17:47. É a partir dele que, na minha visão, ela oferece o melhor conselho para quem atua com estratégias e planejamento. Para Webb, o jogo não é mais ficar tentando prever o futuro, mas sim fazer as conexões que vão permitir enxergar o que poderá ser um futuro plausível.

Você tem que prestar atenção às tendências da ciência e da tecnologia que acontecem diretamente e tangencialmente à sua indústria

Amy Webb, SXSS 2019

É o viés interdisciplinar que vai permitir debater soluções para além das bolhas pessoais de cada profissional, melhorando o entendimento da relação entre os negócios e as tendências do momento. Se você estava precisando de um argumento extra para times mais diversos, Webb acabou de te dar mais um motivo.

Add a comment

Deixe um comentário