As universidade de Harvard e Dalhousie, no Canadá, desenvolveram uma machine-learning que afirma poder identificar qual membro dos Beatles escreveu qual música.
Os pesquisadores treinaram o sistema com 70 músicas do catálogo dos Beatles, permitindo que eles atribuíssem músicas específicas a John Lennon ou Paul McCartney, onde são conhecidas, baseadas em seus estilos musicais, construindo uma “impressão digital musical” de cada músico no processo. A impressão digital foi baseada em 137 padrões musicais únicos.
Esses padrões incluem notas, acordes e outros floreios musicais que podem ser identificados exclusivamente com McCartney ou Lennon. Quando testado nas músicas dos Beatles, onde o autor é conhecido, o sistema alcançou uma precisão de 76%.
O sistema foi então designado para a tarefa de identificar oito canções específicas ou partes de canções gravadas entre 1962 e 1966 nas quais a autoria, ou influência dominante, permanece um assunto de debate – E também não ajudado por relatos conflitantes dos membros da banda ao longo dos anos.
Os pesquisadores afirmam que o sistema identificou a autoria com 90 por cento de certeza para as canções “Ask Me Why“, “Do You Want to Know a Secret” e “A Hard Day’s Night“, e também foi capaz de identificar quando era Lennon e McCartney em diferentes partes da mesma música.
Por exemplo, ‘In My Life’ foi atribuído com 81% de certeza a John Lennon – uma música para a qual Lennon escreveu as letras, mas que McCartney alegou ter escrito a música. No entanto, o sistema atribuiu a melodia do meio da música a McCartney.
As descobertas são curiosas e a aplicabilidade tem um grande potêncial em diversas áreas. Mas, por hora, as descobertas foram publicadas na Harvard Data Science Review e você pode ler o artigo completo aqui.