Depois de dez anos, estive recentemente no Louvre, em Paris, e – realmente – assusta a quantidade de gente amontoada para um rápido vislumbre pra ver a famosa pintura de Leonardo da Vinci.
É claro que o impacto de estar perto de algo de tamanha importância cultural e a beleza da pintura são os grandes destaques do momento, mas não podemos deixar de comentar o quão frustrante pode ser para algumas pessoas quando descobrem que, na verdade, a obra não é tão grande assim (de tamanho) e que, graças à multidão presente, observá-la em detalhes é uma missão impossível (não era assim).
O próprio museu sabe disso e parece ter encontrado uma boa solução – ainda que temporária – para resolver o problema. Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, quem visitar o Louvre poderá usufruir de “Mona Lisa: Além do Vidro”, projeto que dará óculos VR aos visitantes para que eles observem a obra nos seus mínimos detalhes, conferindo a técnica do artista de perto.
A experiência imersiva – inédita na história do Louvre – será lançada em homenagem aos 500 anos de morte de Leonardo da Vinci. O nome, “Mona Lisa: Além do Vidro”, faz referência à redoma de vidro na qual a pintura fica guardada.
Além dos detalhes das pinceladas de da Vinci e do famoso sorriso da Mona Lisa em uma versão muito maior, ao colocar os óculos o público também terá acesso a informações multimídia complementares da obra, como as já conhecidas especulações sobre a identidade da protagonista. A iniciativa foi criada em parceria com a HTC Vive Arts, projeto que promove integração entre arte e tecnologia. Em tempo: vale dar uma olhada no site do projeto para conferir outras parcerias. Há trabalhos bacanas com o Tate Modern, em Londres, e com o Metropolitan Museum of Art, em New York.
O legal é que, para quem não planeja uma visita a Paris em breve, o Vive Arts oferecerá uma versão estendida da experiência VR disponível para download por meio da VIVEPORT, plataforma online do projeto. Segundo consta no site deles, a experiência estará disponível também em outras plataformas online, de maneira a ser acessível ao mundo todo.
A Mona Lisa é vista por mais de 20 mil pessoas por dia e é mantida em uma caixa protetora por conta de sua fragilidade. Por meio do VR, os visitantes conseguirão ver detalhes invisíveis a olho nu.