‘Diagnosis’ é a nova série documental que nasce da parceria entre Netflix & New York Times
A Dra. Lisa Sanders é professora associada da Escola de Medicina da Universidade de Yale, que também escreve sobre mistérios médicos para a The New York Times Magazine. Ela escreve desde 2002, acompanha pacientes com sintomas incomuns enquanto eles buscam diagnósticos que podem mudar suas vidas. No ano passado, a Dra. Sanders embarcou em uma nova aventura: levar sua paixão pelo diagnóstico a uma série de documentários para a Netflix – com os leitores do Times no centro.
Funcionou assim: Dra. Sanders introduziu uma séria de pacientes com doenças não diagnosticadas aos leitores de sua coluna. Angel uma jovem mulher com uma terrível dor crónica nos músculos; Willie, um veterano da guerra do Golfo que sofre de convulsões e perda de memória; e Sadie, uma menina com convulsões repetidas, entre outros.
“A generosidade das pessoas que leram a coluna e estavam dispostas a gastar tempo em tempo real tentando descobrir esses mistérios – para mim, isso foi simplesmente extraordinário”, disse Sanders.
Ela e os produtores do programa usaram essas respostas para orientar sua busca por respostas – documentando cada parte do processo. O resultado é uma série de documentários de sete episódios na Netflix.