Il Gigante, como é conhecido pelos locais, é uma estátua de Netuno, o Deus do Mar, criada no início do século XX como uma decoração luxuosa da Villa Pastine, na aldeia de Monterosso del Mare, em Cinque Terre, na Itália. Desde sua fundação no século XIII, a vila funcionava como um centro cultural e político da região – status que exigia que ela contasse com uma proteção adequada.
Até hoje, o intenso e eficiente sistema de fortificações prevalece – eles foram inicialmente construídos para afastar os piratas. O Il Gigante, que domina a baía, também funciona como uma espécie de protetor da área. Construído por um escultor italiano judeu, chamado Arrigo Minerbi de Ferrara, em 1910, o Netuno foi feito de concreto e ferro e possui a impressionante altura de 14 metros.
É claro que, de lá pra cá – já são mais de 100 anos de existência – a estátua sofreu muitos danos. Monterosso del Mare foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Como resultado, o Il Gigante perdeu seus braços, seu tridente e uma concha gigante que ele “segurava”. Por conta de eventos naturais, como mar agitado e ventos fortes, a estátua sofreu mais danos ao longo da década de 1960. No entanto, ela segue de pé, e quem visita a Praia de Fegina tem suas atenções atraídas para a imponente figura.
Na listinha…
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Estou iniciando. Não sei ainda usar os recursos oferecidos, mas parece fantástico.