A empresa anunciou nesta última semana que atualizou e renomeou sua configuração por optar não receber certos recursos de reconhecimento de rosto que levantaram preocupações relacionado a privacidade. Se você desativar o reconhecimento de rosto, o Facebook não sugerirá automaticamente tags nas imagens, nem sugerirá automaticamente tags de seus amigos. A desativação também impedirá o Facebook de procurar por você em outras imagens no site usando o recurso Photo Review – que foi projetado para notificá-lo quando alguém enviar uma foto sua em que você não foi marcado.
A atualização também terá um impacto significativo na tecnologia subjacente que permite que o Facebook o reconheça em primeiro lugar, segundo especialistas da área. O Facebook processa imagens para extrair a aparência do seu rosto em uma sequência oculta de números chamada de template, de acordo com o site da empresa. Na prática, o reconhecimento facial está apenas comparando o quão estatisticamente sua sequência de números (da sua imagem) se compara com outras sequências de números extraídas de outras imagens, usando critérios como a distância e a orientação dos recursos faciais aprendidos por um algoritmo.
Quando você desativa o reconhecimento facial no Facebook, a empresa exclui seu template, o que significa que ele não terá um ponto de referência original para o seu rosto e, portanto, não poderá encontrá-lo. É uma garantia de que o Facebook não está realmente retendo dados que poderiam ser usados novamente algum dia para reconhecer seu rosto. Obviamente, a empresa do Zuck poderá computar esse modelo novamente se você reativar a funcionalidade. E seus amigos ainda poderão marcar você manualmente em uma imagem, embora isso não leve o Facebook a calcular um novo modelo para o seu rosto.
A exclusão também proíbe que você seja incluído na pesquisa de reconhecimento facial do Facebook, de acordo com um porta-voz da empresa. – Essa opção também significa que o Facebook promete que nenhuma imagem do seu rosto será usada pela rede social para promover sua própria pesquisa. Isso provavelmente não prejudicará o potencial da empresa de melhorar sua tecnologia de reconhecimento facial, mais de 2,4 bilhões de pessoas usam o Facebook todos os meses e, provavelmente, não serão todos que devem utilizar da opção de “se esconder”-, mas a atualização dará aos usuários um pouco mais de controle sobre como seus dados são usados.
Vale lembrar que a gigante tech já tem acesso a um dos maiores bancos de dados de reconhecimento facial do planeta. Um artigo de pesquisa de 2014 – que descreve como funciona o reconhecimento facial – cita que o conjunto de dados do FB já continha 4 milhões de imagens faciais.
A opção já está disponível globalmente, veja aqui como desativar, ou deixar ativo.