De acordo com a análise do site BI, de todas as séries originais da Netflix lançadas até o momento, apenas cerca de uma dúzia lançou mais de três temporadas. A leitura geral inclui mega-hits iniciais como “House of Cards“, “BoJack Horseman” e “Grace and Frankie“. Mas, deixando de fora os programas que sempre foram concebidos como séries limitadas, programas licenciados produzidos originalmente para outros distribuidores e séries, como “Lucifer“, que foram escolhidos pela Netflix no meio de sua temporada.
Por algum motivo, grande parte sobreviveu apenas por duas ou três temporadas, como a série da Marvel, “Sense8” e “The OA“. Alguns, como “Tuca & Bertie” e “Everything Sucks!”, foram cancelados após uma única temporada. Mais recentemente, a Netflix disse que terminaria “Dear White People” depois de quatro temporadas.
Em comparação, alguns programas em redes de transmissão nacional do US como NBC, Fox e ABC, geralmente – quando de sucesso – duram 10 temporadas ou mais. “Os Simpsons” está no ar há mais de 30 temporadas; “Lei e Ordem: SVU” está na 21ª temporada; e “Grey’s Anatomy” está na 16ª posição, para citar alguns dos como os mais antigos da TV americana.
PS: Reza a lenda que The Walking Dead existe antes da própria TV em si. #risos – Brincadeiras à parte, está também na sua décima temporada.
O por que desta estratégia não está claro, podem ser testes dos mais diversos. Seja como for, com a nova guerra de streaming já declarada, ficaremos de olho nas telinhas para ver novos sucessos nascerem.