O uso da realidade virtual em experiências de entretenimento já é explorado há algum tempo… também vemos VR sendo utilizado para tratamento de fobias; mas a Rússia (ah! Mother Rússia!) levou a tecnologia a muuuu outro nível…
O que, há alguns anos, foi usado como piada em uma campanha da marcas de queijos suíços Appenzeller Käse…
… parece ter sido levado a sério por fazendeiros russos da região de Ramensky, que, segundo agências de notícias russas, vem experimentando o uso da realidade virtual para reduzir a ansiedade em vacas leiteiras e assim, melhorar a produção de laticínios.
Os óculos foram especialmente criados para encaixarem-se na cabeça das bovinas e, segundo uma rede de notícias européia, eles emulam um pasto durante o verão, até mesmo ajustando a diferente percepção de cores dos bovídeos (maior percepção de tonalidades de vermelho em detrimento do azul e verde).
Segundo o Ministro da Agricultura e Alimentos de Moscou, a ligação entre a experiência emocional da vaca e seus índices de produção de leite tomam como referência estudos feitos por pesquisadores da Wageningen University indicando que o ambiente onde o gado é criado impacta consideravelmente a quantidade – e, por vezes, a qualidade – do leite produzido.
Como outras notícias vindas do lado de lá da cortina de ferro, especula-se se estes experimentos são, de fato, verdadeiros. Independente disso, ao menos temos estas lindas fotos da vaquinha curtindo uma realidade virtual.
Mas gente… o mundo tá muito moderno MESMO rs
O stress não poupa ninguém!
Vida de gado…