Documentário “David Bowie: The Last Five Years” hoje e amanhã no Film & Arts

Os fãs de David Bowie poderão matar a saudade do astro com o documentário “David Bowie: The Last Five Years”, que será exibido no canal Film & Arts nos dias 11 e 12 de março.

Com foco nos detalhes dos dois últimos discos lançados pelo artista, “Blackstar” e “The Next Day”, a obra é dirigida por Francis Whately, e traz imagens de bastidores inéditas. No documentário, é possível acompanhar de perto o processo criativo do cantor e a parte técnica dos álbuns.

Nós já assistimos e contamos aqui algumas curiosidades que o documentário trazem:

“Blackstar” e “The Next Day” poderiam nunca ter sido feitos.

Com sets de 2h30 a cada noite, a turnê final de Bowie foi exaustiva. “Sair em turnê todas as noites o excitava muito”, lembra o produtor de longa data Tony Visconti. “Mas ele me disse claramente: ‘Estou cansado.’ Acho que ele cumpriu todos os seus desejos e sonhos e talvez tenha ficado um pouco saturado” .

Os problemas de saúde surgiram pela primeira vez durante um show em Praga, quando Bowie começou a suar em profusão e perdeu a voz. Em seguida, sofreu um ataque cardíaco no Hurricane Festival na Alemanha em 2004, encerrando sua turnê – e sua carreira ao vivo. Por um tempo, parecia o fim de sua carreira de gravadora também. “Ele disse que não iria trabalhar por um tempo e não tinha certeza se iria gravar novamente”, lembra Visconti.

Bowie achou que tinha enviado a mensagem errada para terminar o musical Lazarus com “Heroes”.

David não queria Heroes em Lazarus, porque a música se tornou quase um hino ”, explica o produtor Robert Fox.

Ele queria uma música que mandasse todo mundo cortar seus pulsos. O [diretor] Ivo [Van Hove] e o [escritor] Enda [Walsh] o convenceram de que se Heroes fosse tratada musicalmente de uma maneira diferente, isso funcionaria para o fim de Lazarus ”.

A famosa música foi então reformulada como uma balada de piano, e a nova versão se tornou sombria o suficiente para ganhar o selo de aprovação de Bowie.

“David Bowie: The Last Five Years” estará no ar hoje, dia 11 às 20h55, com reprise às 02h30 e 11h15.

Add a comment

Deixe um comentário