Uma nova arma na luta contra o Coronavírus está a caminho. A agência de Healthcare Novaiorquina The Bloc, cujo sócio e CCO é o brasileiro Bernardo Romero desenvolveu o SafeCode, um dispositivo que combina a luz do scanner de código de barras com a luz UV-C, que é eficaz em destruir vírus e bacterias, incluindo o SARS-CoV-2, o mesmo que causa o COVID-19.
Os inventores se inspiraram na Tesla, que disponibilizou a licença para utilizar suas baterias sem nenhum custo, para incentivar o mercado de carros elétricos. De maneira similar a The Bloc, trabalhando com a firma de engenharia multidisciplinar brasileira BizSys, estão disponibilizando as especificações detalhadas do produto sem custo algum. A BizSys já expressou interesse em produzir o SafeCode e criou um protótipo funcional baseado no design e conceito da agência americana.
“Apesar de estarem em casa, as pessoas estão morrendo de medo de serem infectadas através das caixas entregues diariamente em suas casas. Eu mesmo que sou diabético tenho ainda mais receio por estar no grupo de risco, por isso investimos bastante para resolver esse problema. A gente quer que todos tenham acesso ao SafeCode e por isso estamos doando essa invenção para o mundo.”
Explica Bernardo Romero, CCO da The Bloc.
Assista abaixo ao video para ver o SafeCode em ação.
O PROBLEMA
Com a maioria dos países do mundo reforçando o distanciamento social e outras restrições com o objetivo de frear a pandemia, a grande maioria da população está contando com delivery para sobreviver. De comida a remédios e produtos de casa. Por outro lado, um estudo recente do New England Journal of Medicine revelou que o virus sobrevive até 3 dias em algumas superficies e 24 horas em caixas de papelão. Isso cria um risco real – não só para os consumidores que recebem as entregas, mas para os trabalhadores de galpões de armazenagem, entregadores e todos na cadeia de produção.
A SOLUÇÃO
O SafeCode combina duas tecnologias já existentes, luz UV-C e detecção de códigos de barras – para diminuir significativamente o risco de transmissão quando em contato com pacotes entregues. A invenção também inclui uma nova função no processo de entrega que requer dois passos ao escanear códigos de barras, na frente e atrás dos pacotes para garantir uma limpeza completa do objeto.
De acordo com a Science Magazine, publicação da AAAS (American Association for the Advancement of Science), luz UV é altamente efetiva e aceita pela comunidade científica para matar microorganismos, já que a luz “implode as conexões modeculares que amarzenam o material genético ou proteico”. A luz UV-C é considerada segura para proteção de surperfícies pelo FDA. Em contrapartida, é recomendado aos usuários da tal a aderirem os protocolos de segurança no manuseio, como luvas anti-UV.
“Nosso objetivo é simples, encorajar o uso do produto. A gente espera que organizações como FedEx, UPS, Amazon e UPSP “roubem” o SafeCode e estabeleçam uma nova norma em segurança de entrega.”
Prodeep Bose, EVP Growth e Inovação da THE BLOC.
“SafeCode representa a razão fundamental pela qual a agência foi criada vinte anos atrás – BE GREAT TO DO GOOD. “
Explica Bernardo Romero, CCO da The Bloc.
“O scanner SafeCode vai salvar a vida do nosso negócio,” explica Glen Miner, CEO da Nature’s Distribution, uma das maiores distribuidoras de produtos naturais do mundo. “Nós processamos milhares de pacotes todos os dias e estamos constantemente procurando maneiras inovadoras de manter nossos colaboradores e clientes seguros. SafeCode vai permitir que eles não entrem em contato com nenhum tipo de microorganismos danosos. O mundo precisa de mais ideias inovadoras como essa para que estejamos preparados para combater a pandemia de COVID-19.”
Glen Miner, CEO da Nature’s Distribution