Covid-19: doe o poder do seu computador

Covid-19: doe o poder do seu computador Covid-19: doe o poder do seu computador

Parceria da HP e Folding@Home faz a ponte entre usuários e cientistas

Os heróis da saúde estão na linha de frente do combate ao Covid-19 com uma dedicação inigualável, razão pela qual ganharam ainda mais o nosso respeito e reconhecimento. Enquanto isso, temos que ficar em casa para o bem de todos. 

Covid-19: doe o poder do seu computador

Entretanto, além de seguir as orientações dos órgãos internacionais de saúde, existem inúmeras iniciativas que estão unindo a sociedade civil, mesmo que a distância, na busca por um tratamento. Entre elas, está essa colaboração que convida as pessoas a doarem o excesso de energia dos seus computadores pessoais para especialistas e cientistas, que necessitam de alto poder de processamento de dados para encontrarem respostas eficazes para o Covid-19. 

Para participar, basta visitar o site da HP desenvolvido em parceira com a MediaMonks, fazer o download do programa e se unir à busca pela cura. De acordo com o professor e diretor Gregory Bowman, ao fazer o crowdsourcing de computadores individuais, é possível acessar mais poder de processamento do que cem dos supercomputadores mais rápidos do mundo. 

O Folding@Home é um projeto de compartilhamento de computação que visa entender os mecanismos de doenças em nível molecular para encontrar pontos fracos que os medicamentos podem explorar. Ele simula a dinâmica de proteínas, incluindo processos e movimentos implicados em uma variedade de doenças. O projeto reúne cientistas cidadãos que se voluntariam para executar simulações das dinâmicas de seus computadores pessoais. As informações dos dados coletados ajudam os os cientistas a entenderem melhor a biologia e estão fornecendo novas oportunidades para o desenvolvimento de terapias. 

Entre suas conquistas estão os estudos que revelaram vulnerabilidades no vírus Ebola ao descobrir partes móveis das proteínas, invisíveis para as experiências anteriores.

Add a comment

Deixe um comentário