Infelizmente, essa pandemia acelerou várias coisas que atingem a todos, tanto CPF como CNPJ, ninguém ficará de fora dessa “atualização dos novos processos”.
CNPJ
A maioria das empresas juravam de é junto que várias departamentos era impossível trabalhar no sistema “home office”, e isso, era algo sem discussão e ponto final. Algo que nem profissionais com estudos e teses de anos e anos que comprovassem o melhor desempenho de pessoas trabalhando em casa não conseguiam reverter esse quadro. Pois bem cá estamos confinados, todos (isso mesmo) trabalhando de casa.
Será que quando tudo voltar ao normal iremos trabalhar todos os dias do escritório? Será que as empresas não serão mais flexíveis pensando agora com uma cabeça mais aberta sobre o sistema home office para todos ou alguns departamentos possíveis? Afinal, já temos empresa declarando que vão estender o sistema “home office” (que até janeiro era um sistema ineficiente) até o final do ano para todos os departamentos. Essas empresas podem abrir mão assim? Elas podem abrir mão de 3 andares de um edifício empresarial para apenas 1 agora com todas essas mudanças?
Tem e sempre terá novos pontos e melhorias para fazer a todos, mas precisamos entender que estamos abertos a completamente tudo de novo.
CPF
É verdade que quem está vivendo em uma metrópole tem muito mais acesso a coisas novas que a tecnologia proporciona, aliás, os grandes centros são praças de estudos para após melhorias expansão para mais praças. Mas essa pandemia trouxe uma aceleração nesse processo de expansão para outras praças, levando uma maior mobilidade para uma grande maioria que ainda não tinha esse “contato tecnológico”.
Novos hábitos serão impostos em nossa sociedade para um melhor convívio de todos e com todos, afinal, uma pandemia não precisa vir para nos ensinar o sentimento do social para com as outras pessoas. Isso vale tanto para nós, pessoas humanas, como também para as pessoas humanas que governam as empresas. Todos estão expostos a uma pandemia horrível como Covid-19, infelizmente.
Outro ponto além da tecnologia que essa pandemia nos tirou do centro para pensar é sobre o consumo, pois uma grande fatia da população começou a enxergar o que é realmente essencial viver, e obvio que teremos regalias como poder ir em um restaurante ou teatro que proporciona uma experiência diferente, mas precisamos sim ter uma consciência financeira mais estruturada para possíveis emergências, pois vimos que cada ano que passa, infelizmente, uma nova doença se instala em nosso mundo.
Mas voltamos ao centro, o tal mundo da tecnologia que se desenvolve a cada dia mais e mais. Agora eu também me questiono em por que festivais e eventos grandiosos, como até mesmo o próprio Cannes Lions (maior festival de publicidade do mundo) que cancelou a sua edição desse ano, não se revoluciona para esse novo mundo? Porque não abrir as telas e tornar um festival digital? São discussões que, acredito ao meu ver, todos os mercados precisam estar dispostos a pensar na possibilidade.
Se hoje isso já pode ser possível, imagine com a chegada e um desenvolvimento ainda maior do 5G, holografias, e tantas novas tecnologias que vão chegar. Quem sabe essa tal tecnologia não nos ajude a entender e estudar cada dia mais essas pandemias que estão chegando em nosso mundo, como também em incluir cada vez mais todo uma sociedade.
Você está aberto a mergulhar de cabeça nesse novo mundo de possibilidades?