Antes, um disclaimer: sou um 6… talvez 7… na escala nerd. Escrevo para você, que é abaixo disso. Com certeza deve haver por aí opiniões bem mais técnicas e aprofundadas sobre esse assunto, mas reuni algumas dicas que podem ser úteis para os meros mortais como eu, sem complicar demais a coisa.
Lembro da minha excitação em fazer um jailbreak no iPhone, muitos anos atrás. Era um procedimento meio hacker, meio “proibido”. Não é mais assim. Primeiro, vamos deixar claro que um jailbreak é um procedimento totalmente legal. O que não é legal é usar um iPhone jailbroken para buscar fontes de tweaks que viabilizam pirataria, bypass de lojas, etc. Mas aquele jailbreak clássico, para mudar a interface e ganhar acesso à novas ferramentas é totalmente permitido. E segundo, porque o processo, que era demorado, delicado e feito em várias etapas, ficou praticamente reduzido a uns poucos cliques em apps de jailbreak. Você faz em 5 minutos.
Mas por que fazer um jailbreak?
É uma pergunta bastante válida e, durante bons anos eu deixei de fazer porque realmente não tinha nada tão espetacular que justificasse. As boas ideias eram adotadas pelo iOS algum tempo depois. Mas agora tem algumas interfaces que são bem bonitas e mais funcionais. UI/UX bem acima, principalmente para o esquema minimalista que uso no meu celular (faço um post sobre isso qualquer hora), escondendo todas as apps e trabalhando só pelo spotlight.
Coisas que deixam seu iPhone assim (exemplos):
Se você quiser tentar, outra vantagem é que hoje em dia o processo de desinstalar um jailbreak é tão fácil quanto instalar. Então, 5 minutos para instalar e- se não gostar – 5 minutos para voltar ao que era antes.
O jeito mais fácil, acho, é usando esse video (pelo menos foi o que eu fiz):
Depois que você fizer o seu jailbreak, use por uns dias para se familiarizar com as possibilidades. As dicas no video acima são uma boa maneira de fazer isso.
Depois, uma boa fonte, são alguns sub-reddits dedicados ao assunto, como o r/iOSthemes ou usuários como o Bubbledoodoo
Só com esses dois links você já faz a festa. Aliás, para este post, já tá bom.
Lembre-se: apesar de ser um risco mínimo, um jailbreak pode danificar seu celular e ainda colocar você em uma situação que não é coberta por garantias da Apple, reparos, etc. Em 99% dos casos, o pior que pode acontecer é precisar desinstalar, mas de qualquer forma deixo aqui esse aviso.
E se você tiver coisas para compartilhar sobre isso (sempre tem gente com dicas ótimas), use os comentários abaixo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Para usuários iniciantes o post ficou ótimo e bem didático. Realmente é basicamente isso.
Obrigado Anna! Seu iPhone é jailbroken? O meu tava certinho mas entrou a atualização automatica do iOS (apesar dos tweaks de desabilitação) e ferrou tudo. Fiquei com preguiça de arrumar :)
Que legal, nem imaginava que existia isso