O histórico lançamento da primeira nave espacial com recursos privados dia 30/maio foi um verdadeiro alívio nas onipresentes notícias sobre vírus que querem destruir a humanidade, tanto na saúde como na política.
Os que acompanharam a chegada da Crew Dragon, da SpaceX, no domingo (31/mai) pela manhã puderam ver o longo processo para acoplagem da nave na Estação Espacial Internacional – que aliás, ficou ainda mais poético ao som de “Danúbio Azul”, de Strauss.
Eventualmente algumas pessoas podem ter ficado um pouco impacientes pelo longo processo de acoplagem, afinal, o que há de tão difícil em estacionar uma nave espacial em uma estação espacial circundando a Terra a 27.576km/h e 400km de altitude? (contém ironia, bom avisar)
Aos que quiserem testar suas habilidades como comandante da Crew Dragon, a SpaceX publicou um simulador de acoplagem que busca replicar os movimentos em múltiplos eixos realizados pela nave e que tornam tão desafiador encaixar-se em um pequeno tubo desta construção espacial que vale 150 bilhões de dólares.
https://iss-sim.spacex.com
Se pudesse resumir minhas tentativas de atracagem em uma palavra: desastre.