Na última semana, a Microsoft anunciou que está demitindo dezenas de jornalistas, editores e outros trabalhadores do portal MSN e de suas outras divisões de notícias.
Embora as demissões da mídia estejam tragicamente generalizadas no momento, a Microsoft disse que as demissões não têm nada a ver com a pandemia, segundo o The Verge. Em vez disso, faz parte do esforço da empresa nos últimos meses para automatizar o jornalismo: planeja substituir os trabalhadores demitidos por inteligência artificial que digitaliza notícias.
Muitos dos 77 editores e jornalistas atingidos pelas demissões ajudavam a curar as notícias que aparecem na página inicial da Microsoft News, MSN e do navegador Edge da Microsoft. Agora, os algoritmos de IA examinam a Internet em busca de artigos de notícias, destacando o trabalho de decidir quais notícias são importantes das mãos humanas.
Nos últimos meses, a Microsoft exortou cada vez mais os repórteres e editores a confiar na IA para tarefas como encontrar e destilar conteúdo e imagens online para usar em artigos.
Embora a queda na receita com anúncios e outras crises financeiras causadas pela pandemia de coronavírus tenham atingido fortemente as redações, a Microsoft reforça que não foi isso que motivou suas demissões.
“Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente“, disse um porta-voz da empresa, ao The Verge. “Isso pode resultar em aumento do investimento em alguns lugares e, de tempos em tempos, reimplantação em outros. Essas decisões não são o resultado da atual pandemia. ”
A parte negativa é que, em menos de uma semana a um dos editores IA do MSN.com confundiu erroneamente membros de raça-mista do grupo pop britânico Little Mix. De acordo com o The Guardian, o programa automatizado escolheu uma história sobre a cantora do Little Mix, Jade Thirlwall, mas selecionou uma foto de sua colega de banda de raça mista, Leigh-Anne Pinnock.
Não é uma mudança fácil, o erro destaca o viés racial na IA, incluindo seus desafios com rótulos incorretos e falta de dados para pessoas de cor.
Thirlwall escreveu no Instagram (stories) que estava ofendida pelo MSN “não conseguir diferenciar as duas mulheres de cor” de apenas quatro membros da banda.
Vamos acompanhar.