O Museu de Arte Subaquática, na Grande Barreira de Corais da Austrália, parece uma visão surreal de uma civilização perdida. A instalação submersa de arte e escultura do artista britânico Jason deCaires Taylor busca conscientizar visitantes sobre a preservação do imenso recife.
O local fica a duas horas de barco da costa de Queensland e a 18 metros de profundidade, pronto para a visita de mergulhadores e praticantes de snorkel. Entre as obras, uma estrutura de esqueleto biomórfico pesando 165 toneladas reúne estátuas baseadas em crianças de escolas locais e internacionais.
As esculturas foram criadas em aço inoxidável resistente à corrosão e cimento neutro em pH, para ajudar no crescimento natural dos corais. A instalação também apresenta esculturas de árvores baseadas em espécies locais, incluindo eucalipto e palmeiras.
O projeto sem fins lucrativos está em desenvolvimento há três anos, financiado por governos locais e nacionais, vários parceiros corporativos e a Autoridade de Parques Marinhos da Grande Barreira de Corais.
Via The Guardian.