O programa da quarentena: esportes com bolinhas de gude

O canal Jelle’s Marble Run, famoso pelas competições e corridas das pequenas esferas, recebeu patrocínio do programa da HBO Last Week Tonight
O programa da quarentena: esportes com bolinhas de gude O programa da quarentena: esportes com bolinhas de gude

No programa Last Week Tonight do dia 17 de março de 2020, o comediante John Oliver tratou da pandemia do coronavírus e a volta dos esportes nos Estados Unidos. A análise sempre crítica e fundamentada vale a visualização, mas o ponto que mais chama a atenção é no final do vídeo.

Lá, Oliver anunciou um patrocínio para o canal holandês Jelle’s Marble Run, um compilado de corridas, rallys e competições com… bolinhas de gude. O esporte perfeito para a quarentena. Exceto pelo fato que o canal é antigo, de 2006. E a história dele é ainda mais fascinante.

O dono da(s) bola(s), Jelle Bakker, criava corridas de bolinhas de gude em terrenos arenosos, legos e outros materiais. Quando o fã Greg Woods gravou uma narração em cima de um dos vídeos de Jelle, a reação foi tão positiva que rendeu uma parceria entre os criadores de conteúdo.

A partir daí, o formato estava consolidado como uma paródia das transmissões esportivas. O canal ganhou força em 2015, com uma versão adaptada das competições olímpicas, o Marble League.

Nesse momento, times como Midnight Wisps, Oceanics e Raspberry Racers nasceram. E com eles, as lendas e histórico das bolinhas de gude, como recordes, rivalidades e polêmicas. Jelle’s Marble Run também é sede das competições de Marbula One (com pistas da F1), Marbula E (com circuitos da Formula E) e Marble Rally (um dos mais interessantes):

Os vídeos se tornaram tão populares que alcançaram 1 milhão de inscritos. Além do humor, a produção das pistas e eventos são cercadas de cuidados e planejamento detalhado. A edição realmente passa a emoção de uma competição esportiva, com números e comparativos. E a engenharia por trás dessa brincadeira é de dar inveja aos construtores de estádios maiores. Que os jogos comecem!

Add a comment

Deixe um comentário